João Pessoa apresenta ações climáticas em conferência nacional de meio ambiente

Foto: Secom-JP

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, representou a capital paraibana na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada em Brasília. Durante o evento, que ocorre até a próxima sexta-feira (9), Silveira ministrou a palestra “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, na qual destacou as principais iniciativas da cidade voltadas à sustentabilidade urbana e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Coordenador nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB27), o gestor apresentou o conjunto de ações estruturadas implementadas pela Prefeitura, como o Inventário de Gases de Efeito Estufa, o Plano de Ação Climática e a reestruturação do programa João Pessoa Sustentável. Também ressaltou a adesão da cidade a iniciativas internacionais, como a Aliança pela Ação Climática (ACA), o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e o Race to Resilience.

Entre os projetos locais citados estão a implantação de parques urbanos, com benefícios diretos à qualidade de vida da população; o Complexo Beira Rio, voltado à melhoria da infraestrutura de oito comunidades vulneráveis; e o Parque Socioambiental do Roger, que transformou a área do antigo lixão da cidade. O secretário também destacou o projeto “Adote uma Árvore”, que já plantou mais de 20 mil mudas em bairros que recebem obras de pavimentação.

Durante sua fala, Silveira reforçou a importância de João Pessoa no cenário ambiental nacional. “Estamos num dos principais fóruns ambientais do mundo, e é uma oportunidade ímpar para dar visibilidade ao trabalho que temos desenvolvido em nossa capital, com políticas ambientais consistentes e integradas”, afirmou.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem