![]() |
Foto: Pedro Ivo - Secom/JP |
O objetivo é garantir a tranquilidade dos foliões durante eventos como o Folia de Rua e o Carnaval Tradição. A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado busca proporcionar segurança tanto para turistas quanto para os moradores locais. Segundo o secretário de Turismo da Capital, Vitor Hugo, a operação de segurança é essencial para prevenir incidentes e garantir um ambiente festivo protegido.
As medidas incluem patrulhamento intensificado, monitoramento com 1.439 câmeras – incluindo 54 na Via Folia –, e o uso de Inteligência Artificial para reforçar a vigilância. Além disso, haverá patrulhamento aéreo com drones e a atuação do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O evento Via Folia, que começa no dia 14 de fevereiro com o Bloco Vumbora, contará com 667 policiais militares, 470 bombeiros e 2.667 policiais civis nos dias de maior movimentação. Durante as Muriçocas do Miramar, maior bloco do pré-carnaval, o reforço será de 700 policiais militares e 100 bombeiros.
O carnaval de João Pessoa, que se estenderá até 5 de março, espera receber mais de 1,5 milhão de foliões. Além do impacto na segurança, a festa deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. Delegacias móveis e especializadas, como a de Crimes Contra a Pessoa e de Atendimento à Mulher, também estarão presentes para garantir atendimento rápido e eficiente.
Redação