![]() |
Foto: Arquivo MTUR |
A iniciativa, que recebeu o nome de edital UNES 2265/2024, visa aprimorar a qualidade dos dados existentes, fornecendo informações mais precisas e relevantes para a tomada de decisões estratégicas no futuro. Espera-se que essa ação impulsione o desenvolvimento regional sustentável, medindo os benefícios gerados pelas concessões em parques nacionais e outras áreas protegidas.
A consultoria contratada terá a responsabilidade de desenvolver uma metodologia robusta e eficaz para a coleta e análise de dados, contribuindo tanto para a conservação ambiental quanto para a melhoria da experiência turística nesses espaços. O estudo abrangerá o levantamento de dados, análises quantitativas e qualitativas, além da capacitação de gestores de Unidades de Conservação.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a importância dessa ação para o desenvolvimento do turismo sustentável no país. Segundo ele, a iniciativa representa um passo significativo na preservação e manutenção dos destinos turísticos brasileiros, com responsabilidade e a consciência de que a sustentabilidade é fundamental para um futuro próspero e com desenvolvimento que beneficie a todos.
Empresas e instituições interessadas em participar do estudo têm até o dia 24 de fevereiro de 2025 para apresentar suas propostas, exclusivamente por meio da Plataforma de Licitações da UNESCO. O edital completo e mais informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis na plataforma.
Redação