![]() |
Foto: Renato Vaz - Embratur |
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a diversidade de atrativos do Brasil, que vão além do tradicional "sol e praia", como gastronomia, cultura e natureza. Ele também ressaltou a importância da alegria do povo brasileiro como um produto turístico único.
Italo Mendes, presidente da Anseditur, elogiou o apoio da Embratur na qualificação do trabalho das Secretarias e na promoção do turismo brasileiro no exterior. Ele mencionou que a equipe da Embratur tem oferecido suporte técnico e científico aos municípios, com dados, informações e conhecimento.
Freixo colocou a Embratur à disposição para fornecer recursos aos municípios e auxiliar na promoção dos destinos, inclusive com a capacitação dos dirigentes. Segundo ele, é fundamental que os prefeitos entendam que o turismo pode impulsionar o desenvolvimento social de suas cidades.
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional da Embratur, apresentou as ações estratégicas da Agência e como os municípios podem usar dados e exemplos para promover seus atrativos turísticos no exterior. Ele mencionou a mudança de mentalidade da Embratur nos últimos dois anos, com foco em tendências comerciais para a tomada de decisões.
EmbraturLAB e Soluções Tecnológicas para Fortalecer Destinos Turísticos
Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, participou do painel Cidades Inteligentes e Resilientes, do Ministério das Cidades, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Ele mostrou como o turismo pode contribuir para a transformação de cidades inteligentes e apresentou as ações da Embratur para fortalecer a inovação nos destinos.
Gevaerd destacou que o turismo representa cerca de 8% do PIB brasileiro e reúne mais de 500 atividades econômicas. Ele explicou que as ferramentas de inovação no turismo visam melhorar a experiência de visitantes internacionais e também contribuir para o desenvolvimento das cidades inteligentes.
O diretor mencionou iniciativas como a criação de rotas turísticas oferecidas por aplicativo e guiadas por georreferenciamento, como as desenvolvidas pelo EmbraturLAB, Rotas Literárias e Rota do Samba, no Rio de Janeiro.
Gevaerd ressaltou a importância de criar uma cultura de inovação no setor e de pautar a importância econômica do turismo para os outros setores, principalmente o de tecnologia. Ele também mencionou o modelo de contratação de startups pela Embratur, via seleção pública, para aplicar as melhores soluções nos municípios.
O painel Cidades Inteligentes e Resilientes abordou o conceito de cidades inteligentes e apresentou soluções tecnológicas para segurança, sustentabilidade e acessibilidade. Representantes do Banco do Brasil e de diversos ministérios apresentaram alternativas e ferramentas do Governo Federal para que as prefeituras invistam em soluções tecnológicas para melhorar a vida da população.