Foto: Braztoa |
Os resultados constam no Anuário Braztoa 2024, lançado na última segunda-feira (20/05). A publicação, desenvolvida em parceria com a SPRINT Dados, oferece uma análise abrangente do desempenho do setor, incluindo o contexto econômico nacional e internacional e o comportamento dos consumidores de viagens.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados positivos do ano passado continuam a refletir em 2024. "O crescimento econômico do Brasil está incentivando os turistas a explorarem nossas belezas naturais, rica gastronomia e diversas atrações", afirmou.
O volume de passageiros também acompanhou essa tendência de crescimento, com 11,80 milhões de embarques em 2023, um aumento de 22,7% em relação a 2022. Destes, 74% dos viajantes escolheram destinos nacionais, gerando uma movimentação econômica de R$ 8,71 bilhões. Os dados de embarques domésticos superaram os registros históricos desde 2010, representando 60% do faturamento total.
Maria Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA, destacou a expansão das viagens de lazer. "Esses números mostram que as operadoras estão cumprindo sua missão de conectar os viajantes a experiências únicas e autênticas, criando novos desejos e revelando novas possibilidades."
Destinos e Preferências
O Nordeste brasileiro lidera como a região mais visitada, com São Paulo sendo a cidade mais procurada, seguida por Maceió e Porto Seguro empatadas em segundo lugar, e Porto de Galinhas e Recife em terceiro. Entre as atrações mais vendidas estão o Parque Beto Carrero World (SC), o Beach Park (CE) e as Cataratas do Iguaçu (PR).
As viagens de média duração (5 a 9 dias) foram as mais populares entre os brasileiros. Produtos turísticos que incluem transporte terrestre e aéreo foram os mais vendidos, representando 28,44% das vendas, seguidos por hospedagem (24,03%), pacotes terrestres completos (17,22%) e cruzeiros (13,78%).
Formas de Pagamento
O cartão de crédito, tanto à vista quanto parcelado, foi a forma de pagamento preferida, correspondendo a 65,51% das transações. Transferência bancária e Pix representaram 18,46%, enquanto o boleto bancário foi utilizado em 8,31% das compras. Em termos de prazos, 49% das vendas foram parceladas entre 5 e 10 vezes, 29% à vista, 14% em até 4 vezes e 8% em mais de 11 parcelas. A flexibilidade nas condições de pagamento continua a facilitar o acesso dos brasileiros às viagens, tornando os planos de turismo mais viáveis e próximos da realidade.
O Anuário Braztoa 2024 completo e o Anuário Inteligente Braztoa, com dados de todas as edições, estão disponíveis no site www.braztoa.com.br, acessíveis pelo chatbot “Dora”.
A BRAZTOA é uma entidade sem fins lucrativos que reúne operadoras de turismo e parceiros, promovendo ações e parcerias para valorizar as atividades empresariais dos associados e apoiar o desenvolvimento sustentável do mercado turístico.
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