Turismo: Sebrae Paraíba e Prefeitura de Araruna promovem workshop para elaborar planejamento estratégico do setor


O Sebrae Paraíba, em parceria com a Prefeitura de Araruna, município localizado na região do Brejo do estado, promoveu, nesta segunda-feira (9), um workshop voltado ao planejamento participativo da atividade turística na cidade. Realizado em formato on-line, o evento marca o início de uma série de atividades que têm como objetivo principal contribuir para o crescimento, a divulgação e a valorização da atividade turística de Araruna, conhecida regionalmente pelos seus atrativos para o turismo de natureza e aventura.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba em Araruna, Heloísa Diniz, participaram do workshop desta segunda-feira empreendedores e representantes de instituições vinculadas aos segmentos de alimentação, eventos, transporte e hospedagem; empreendedores criativos; gestores públicos; condutores de turismo; associações rurais, turísticas e culturais; agências de viagem; e representantes de instituições de ensino.

“A nossa proposta é reunir todas as atividades econômicas relacionadas ao turismo na cidade de Araruna para a elaboração de um plano de ação que possa identificar os gargalos e as oportunidades do setor para, assim, seguirmos um planejamento eficaz que possa fomentar cada vez mais o turismo local”, explicou a gerente.

Além de conhecerem a proposta de trabalho do Sebrae Paraíba e da Prefeitura de Araruna para o processo de elaboração do planejamento estratégico do turismo na cidade, os participantes do workshop também definiram quais serão as próximas ações prioritárias para o setor.

De acordo com a gerente do Sebrae, uma vez iniciado o processo com a realização do workshop, o objetivo é que já no mês de outubro uma primeira versão do planejamento esteja formatada, de modo a orientar as ações de curto prazo na cidade. “O nosso objetivo é realizar um trabalho contínuo, envolvendo todos os atores locais, para a definição de ações de curto, médio e longo prazo”, concluiu Heloísa Diniz.

Potencial turístico

Com vocação para o turismo de aventura e de natureza, é na cidade de Araruna que está localizado o famoso Parque Estadual da Pedra da Boca, que surpreende os visitantes com as suas formações rochosas, ideais para a prática de esportes como rapel e escalada. Além do parque, criado para ajudar na preservação ambiental da região, o município também conta com a Rota dos Cânions e com uma nova rota histórica, que está em processo de desenvolvimento.

Na região, além das trilhas de cunho mais ecológico e contemplativo, que podem ser feitas por famílias com crianças, também existem as trilhas para pessoas que gostam de aventura. Outro diferencial da região a ser explorado turisticamente está na opção de trilha para pessoas com deficiência, com a disponibilização de cadeira adaptada que permite a inclusão deste público.

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários