Liverpool perde o título de Patrimônio Mundial da Unesco


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou nesta quarta-feira (21) a retirada da cidade de Liverpool, na Inglaterra, da lista de patrimônio mundial. De acordo com a organização, os novos prédios em Liverpool prejudicavam a “autenticidade e integridade” da cidade e prejudicaram a atratividade das suas docas vitorianas. O anúncio aconteceu uma votação de membros do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada na China.

O selo de Patrimônio Mundial concede a locais históricos acesso a fundos de conservação da ONU e também os coloca em guias turísticos do mundo inteiro.

Liverpool foi nomeada patrimônio mundial pela organização cultural das Nações Unidas em 2004, se juntando a referências como a Grande Muralha da China, o Taj Mahal e a Torre de Pisa. A cidade, conhecida mundialmente como lar dos Beatles, entrou na lista em reconhecimento ao seu papel como um dos portos mais importantes do mundo durante os séculos 18 e 19 e pela sua beleza arquitetônica.

A cidade se tornou o terceiro local a ser removido da lista. Os outros foram um santuário de vida selvagem em Omã, em 2007, após caça ilegal e destruição de habitat, e o vale do Elba, em Dresden, Alemanha, em 2009, quando uma ponte com quatro faixas foi construída sobre o rio.

A prefeita de Liverpool, Joanne Anderson, disse que a decisão de retirar a cidade da lista é “incompreensível” e chega uma década depois da última visita das autoridades da Unesco. Anderson afirmou que vai apelar da decisão.

Por Igor Regis - Mercado & Eventos
Com informações de Agência Brasil
Imagem de timajo por Pixabay 

Postar um comentário

0 Comentários