Levantamento da Booking.com revela tendĂȘncia das brasileiras em procurar por locais diferentes dos habituais e em meio Ă natureza
Cerca de oito em cada dez brasileiras planejam viajar de forma mais simples, durante a retomada das viagens no paĂs. A constatação Ă© de uma pesquisa da plataforma digital Booking.com e vem em alusĂŁo ao Dia Nacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 30 de abril. Para elas, de acordo com o levantamento, os destinos ao ar-livre ou locais ideais para curtir a famĂlia terĂŁo a preferĂȘncia no roteiro das prĂłximas fĂ©rias.
Segundo 65% das entrevistadas, as restriçÔes de passeios em alguns destinos sĂł criaram um desejo ainda maior de conhecer novos locais. Ă o caso da produtora de conteĂșdo digital do instagram "Mulheres que Viajam Sozinhas", Luciane Leal. Sua Ășltima viagem foi em janeiro de 2020 e desde entĂŁo ela vem nutrindo cada vez mais a vontade de conhecer destinos nacionais. “Eu acho que toda essa situação provoca certa urgĂȘncia nas pessoas em realizar as coisas que querem, em fazer as coisas que a gente ama fazer. Desde que eu me conheço por gente eu sou viajante, nasci em uma famĂlia de viajantes, trabalhei 18 anos como comissĂĄria de bordo”, disse.
Para ela, o momento agora Ă© de aproveitar a diversidade dos atrativos brasileiros, observando as restriçÔes impostas por cada local. “Assim que possĂvel, eu planejo retornar as minhas viagens para aproveitar o lazer em destinos como Fernando de Noronha (PE), sul da Bahia, Pantanal e AmazĂŽnia. Mas antes, temos que pesquisar sobre o local escolhido. Saber como o destino estĂĄ recebendo o turista, se hĂĄ restriçÔes”, atentou a produtora de conteĂșdo.
A pesquisa revela ainda que 16% das brasileiras planejam curtir o lazer atravĂ©s do turismo de aventura, 58% em uma viagem relaxante e 54% delas planejam realizar uma pausa na rotina para uma “trip” na praia. “Se tiver viajantes conscientes e informadas, a gente pode fazer turismo nesse momento, desde que a gente pare para pensar no impacto que a gente causa no lugar para onde estamos indo”, destacou Luciane Leal.
A PESQUISA – Realizada em 28 paĂses, a pesquisa do Booking.com contou com a participação de 20.934 pessoas, de forma online, que viajaram a negĂłcios ou a lazer no Ășltimo ano e que planejam viajar nos prĂłximos 12 meses.
SELO - Desde junho de 2020, o MinistĂ©rio do Turismo disponibiliza o selo “Turismo ResponsĂĄvel” no intuito de dar segurança sanitĂĄria aos turistas e aos trabalhadores do setor. O documento estĂĄ disponĂvel para 15 segmentos, como meios de hospedagem, parques temĂĄticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convençÔes, feiras, exposiçÔes e guias de turismo, entre outros.
Cada atividade possui um protocolo especĂfico, elaborado em parceria com empresas e instituiçÔes ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais e validados pela AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa). Para utilizar o selo, o empreendedor deve afixĂĄ-lo em local de fĂĄcil visualização do cliente. O estabelecimento pode ainda oferecer um QR Code, de modo que turistas tenham a chance de verificar as medidas adotadas.
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