Pacientes da Unimed JP contam com UTI de alta tecnologia para tratamento da covid-19

Com atendimento a nível internacional, Hospital Alberto Urquiza Wanderley oferece estrutura inovadora de leitos individuais e monitoramento avançado



Com o surgimento da covid-19, os procedimentos na Unimed JoĂ£o Pessoa se tornaram ainda mais exigentes para oferecer ao paciente toda segurança no atendimento. Neste sentido, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estruturada, segura e humanizada no combate Ă  doença, alĂ©m de um fluxo de atendimento especial com a ampliaĂ§Ă£o dos leitos.

Todo o tratamento Ă© realizado de forma individualizada seguindo uma dinĂ¢mica de atividades multidisciplinar. “A UTI covid-19 se difere de uma UTI convencional por contar com prĂ¡ticas redobradas de higienizaĂ§Ă£o, paramentaĂ§Ă£o e desparamentaĂ§Ă£o com EPI, assim como tambĂ©m pela gravidade dos pacientes. É um cenĂ¡rio de desafio clĂ­nico pela alta complexidade dos casos”, explicou o mĂ©dico intensivista Igor Mendonça do Nascimento, responsĂ¡vel tĂ©cnico pela UTI ClĂ­nica.

Diante dos desafios para combater a pandemia, o mĂ©dico Igor Mendonça observa que as mudanças realizadas no Hospital Alberto Urquiza para atender esse pĂºblico foram positivas. “TambĂ©m houve mudanças na nossa gestĂ£o clĂ­nica. Temos maior robustez de ações harmĂ´nicas entre os diversos setores hospitalares, objetivando resultados assistenciais consistentes. Isso reflete na sobrevida dos pacientes”, pontua. Segundo ele, os cuidados tomados com os pacientes nas UTIs sĂ£o norteados pela monitorizaĂ§Ă£o dos sinais e sintomas, principalmente em relaĂ§Ă£o Ă  hemodinĂ¢mica e Ă  ventilaĂ§Ă£o.

Entre as iniciativas, estĂ¡ o trabalho integral ao duplo fluxo de pacientes, fazendo com que clientes de todas as patologias continuem sendo atendidos com segurança. Para isso, uma Ă¡rea foi isolada para a instalaĂ§Ă£o da UTI exclusiva da covid-19, com os mais modernos equipamentos e profissionais preparados. “Usamos diariamente a ultrassonografia Ă  beira do leito auxiliando na tomada de decisĂ£o mais precisa com diagnĂ³sticos mais acurados, dispomos de uma monitorizaĂ§Ă£o de aeraĂ§Ă£o pulmonar com tomografia por bioimpedĂ¢ncia, como aparelhos modernos no ambiente de UTI”, detalhou o mĂ©dico.

Trabalho em equipe 

Para o mĂ©dico intensivista JosĂ© Eymard Filho, responsĂ¡vel tĂ©cnico multiprofissional de Terapia Nutricional, que estĂ¡ na UTI destinada aos pacientes em tratamento de covid-19, o trabalho dos profissionais que estĂ£o na linha de frente se torna mais estressante. “Nossa atuaĂ§Ă£o Ă© sempre em conjunto com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas. NĂ³s, da coordenaĂ§Ă£o mĂ©dica, estamos sempre atentos a todos os processos relacionados ao tratamento da doença e tambĂ©m ao bem-estar do paciente”, conta Eymard.

Todos os processos adotados seguem as normas de segurança de assertividade e resolutividade exigidos pelo credenciamento hospitalar. Segundo o mĂ©dico, uma aĂ§Ă£o que estĂ¡ fazendo a diferença na vida dos pacientes e familiares Ă© a realizaĂ§Ă£o das chamadas de vĂ­deo antes da intubaĂ§Ă£o. “Em decorrĂªncia do isolamento imposto pela prĂ³pria doença, os familiares nĂ£o conseguem o contato direito com o familiar. Por isso, antes da intubaĂ§Ă£o, fazemos uma videochamada para que todos possam se tranquilizar”, explicou o mĂ©dico intensivista JosĂ© Eymard.

Outras informações
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-jo-o-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp
Site: www.unimedjp.com.br/cliente/

Kamyla Mesquita - Vivass ComunicaĂ§Ă£o

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios