![]() |
| Museu Três Pandeiros, em Campina Grande / Foto: Cácio Murilo - MTur Destinos |
O levantamento indica mudanças no comportamento do viajante. Embora as grandes metrópoles permaneçam como principais portas de entrada, destinos naturais e culturais têm ganhado espaço como foco central das viagens. Nesse contexto, a Paraíba aparece como um polo turístico em ascensão, ampliando sua inserção entre os destinos de interesse nacional e internacional.
O IVT é estruturado a partir de quatro dimensões: Demanda Turística, Conectividade e Acesso, Visibilidade Internacional e Relevância Turística Qualificada. As informações utilizadas incluem plataformas como Booking.com, TripAdvisor e Airbnb, dados da Anac e Infraero e rankings internacionais como The New York Times e Lonely Planet. Para Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, “a diversidade de produtos, que vai do Litoral ao Sertão, contribui para aumentar a centralidade temática e fortalecer a imagem da Paraíba”.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirmou que a presença do estado na lista “fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”. O IVT 2026 utiliza dados da Organização Mundial do Turismo, WTTC, Ministério do Turismo e Embratur, e a inclusão no ranking amplia a projeção da Paraíba entre os destinos nacionais a serem acompanhados nos próximos anos.
