Japão enfrenta desafios do turismo excessivo com alta de 47% nas visitas

Imagem gerada por IA.

O Japão registrou a entrada de 36,9 milhões de visitantes estrangeiros até o final de 2024, representando um aumento de 47,1% em relação a 2023, segundo relatório da Deutsche Welle (DW). O fluxo intenso de turistas superou os recordes de 2019 e intensificou o fenômeno denominado localmente como kanko kogai, ou "poluição turística". A situação tem sobrecarregado os serviços públicos e gerado desconforto entre os residentes, especialmente nas cidades da Rota Dourada: Quioto, Osaka e Tóquio.

Os problemas relatados incluem o desrespeito a costumes locais, superlotação do transporte público e acúmulo de lixo. Há também queixas sobre comportamentos inadequados, como embriaguez pública e desrespeito a locais sagrados por influenciadores. O diretor-geral de turismo de Quioto, Toshinori Tsuchihachi, explicou que os transtornos ocorrem principalmente devido à "concentração de turistas nas principais atrações, em certas épocas do ano e horários do dia", citando especificamente as temporadas de flores de cerejeira e de outono.

Em resposta, a Agência de Turismo do Japão (JTA) informou que 47 regiões do país estão implementando iniciativas contra o turismo excessivo, baseadas no feedback dos moradores. A estratégia da agência inclui incentivar os viajantes a explorarem áreas fora dos grandes centros metropolitanos, buscando equilibrar a recepção de turistas com a qualidade de vida da população local.

Desde abril do ano passado, a JTA mantém o Projeto de Promoção do Turismo Sustentável, desenvolvido em conjunto com partes interessadas locais. O objetivo é fomentar o desenvolvimento resiliente da indústria e apoiar o crescimento econômico inclusivo. A agência reconhece que mitigar os impactos negativos continua sendo um desafio, mas aposta na distribuição mais equitativa dos benefícios do turismo a longo prazo.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem