![]() |
| Imagem gerada por IA. |
O resultado dessas ações gerou o equivalente a R$ 18,6 milhões em mídia espontânea, valor calculado com base em pelo menos 120 publicações em veículos internacionais e redes sociais. Segundo a Embratur, esse montante corresponde ao que seria necessário investir em publicidade comercial para obter a mesma exposição. A estratégia visa descentralizar a promoção turística e apresentar a diversidade de experiências locais, cultura e gastronomia para audiências estrangeiras.
Para viabilizar a operação, os roteiros foram estruturados em cooperação com parceiros institucionais, como o Sebrae, além de companhias aéreas e redes hoteleiras. O trabalho integra o relacionamento com a imprensa internacional, inteligência de dados e articulação com o trade turístico. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que "esse recorde de press trips foi possível pela articulação de parcerias como a do Sebrae e a maior aproximação com companhias aéreas e o trade turístico nacional".
Sobre o impacto qualitativo das visitas, Freixo explica que as viagens permitem que os comunicadores vivenciem experiências autênticas e estabeleçam contato direto com personagens locais. "A partir dessas vivências, os convidados produzem conteúdos editoriais e digitais capazes de transmitir, com credibilidade e sensibilidade, a diversidade e a singularidade do Brasil para audiências internacionais qualificadas", afirma o presidente da Agência.
