![]() |
| Foto: Secom-PB |
Durante o encontro, a Aena antecipou a apresentação do Plano de Gestão de Infraestrutura (PGI) para o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Grande João Pessoa. A decisão de expandir o terminal foi motivada pelos indicadores econômicos e turísticos do estado, impulsionados por novos empreendimentos como o Polo Turístico Cabo Branco e projetos científicos como o Ciquanta e o radiotelescópio Bingo. Entre as melhorias previstas no projeto de ampliação está a construção de uma nova ponte de embarque e reforço na segurança do perímetro operacional.
Segundo Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, o terminal da capital paraibana registrou o maior crescimento no Nordeste entre os administrados pela concessionária. Para o governador João Azevêdo, a reunião consolidou duas frentes de atuação: "Primeiro, essa grande parceria entre a Aena e o Antes que Aconteça para combater a violência contra a mulher [...]. Depois, ver o plano de expansão do Aeroporto de João Pessoa, que será fundamental para o nosso Estado ampliar ainda mais as janelas de oportunidades", afirmou o gestor.
O programa "Antes que Aconteça", coordenado nacionalmente pela senadora Daniella Ribeiro, visa instituir uma rede de apoio a vítimas de violência doméstica, incluindo salas lilás em delegacias e monitoramento eletrônico. Santiago Yus reforçou o alcance da parceria nos terminais aeroportuários, destacando que a iniciativa permitirá que milhões de passageiros "possam ver essa campanha e serem conscientizados" sobre a causa.
