Cidade do Forró é inaugurada em João Pessoa e amplia opções de turismo cultural na orla

 

Cidade do Forró foi inaugurada na orla de João Pessoa 
Foto: Sérgio Lucena e Renata Medeiros /Secom

A orla entre Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, ganhou uma nova atração para o período de alta estação. A Cidade do Forró foi inaugurada nesta terça-feira pelo prefeito Cícero Lucena e reúne barracas de artesãos, comércio de comidas típicas e um espaço cenográfico com referências da cultura nordestina. A área ficará aberta todos os dias da semana até o final de janeiro, próxima à estrutura do Forró Verão. Durante a apresentação da estrutura, o prefeito explicou que a iniciativa visa fortalecer o turismo e valorizar a gastronomia, arte e tradição popular da cidade. "A criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de inovar, buscando sempre aprimorar e superar as expectativas, impulsionaram a criação do Forró Verão. A Cidade do Forró mantém a tradição de janeiro, oferecendo aos moradores e turistas a oportunidade de desfrutar da nossa gastronomia regional, artesanato e, principalmente, de conhecer o autêntico forró", afirmou Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a programação diária do espaço. "Diariamente, apresentaremos shows de forró, acompanhados de culinária regional e artesanato, proporcionando momentos de lazer e celebração para todos. É com grande satisfação que nossa administração concretiza mais esta iniciativa, um importante equipamento que beneficiará as famílias de João Pessoa, da Paraíba e os turistas que nos visitam", ressaltou. A Cidade do Forró foi concebida para preservar e homenagear a tradição junina, oferecendo apresentações de forró pé-de-serra, gastronomia e artesanato. O espaço também homenageia personalidades e artistas da cultura paraibana por meio de esculturas ao longo de toda extensão, incluindo Elba Ramalho e o jogador de futebol Hulk, além de comediantes e figuras da cultura popular.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, informou que o projeto envolveu parcerias público-privadas. "A Funjope fez tudo isso com diálogo, envolvendo parcerias público-privada junto à empresa contratada. Negociações com os artesãos e os estabelecimentos de alimentação aqui presentes. Teremos artesãos de diversas categorias comercializando seus produtos durante os 30 dias do evento, além das atividades nos bares, restaurantes e as apresentações musicais no palco principal", afirmou. O secretário-executivo de Turismo (Setur), Daniel Rodrigues, destacou a localização estratégica do espaço. "Hóspedes de áreas como Cabo Branco e Tambaú, por exemplo, podem, com fácil acesso, desfrutar de forró de qualidade, com a comodidade de estar próximo ao local de hospedagem", observou.

Entre os visitantes, o primeiro dia da Cidade do Forró promoveu momentos de contemplação. A professora Jéssica Oliveira levou a família e destacou a variedade de atrativos. "Aqui a gente encontra tudo de bom. Comidas, as referências da cultura, que nossas crianças precisam conhecer", afirmou. O engenheiro Romildo Novaes, de São Paulo, elogiou a iniciativa. "Estou muito impressionado realmente. E fiquei surpreso quando cheguei aqui e vi toda essa cidade cenográfica, que apresenta a tradução da música, da cultura. E tem comidas e artesanato pra quem vem de fora busca", declarou. A Cidade do Forró funciona diariamente até o final de janeiro, oferecendo acesso gratuito e consolidando João Pessoa como destino de turismo cultural.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem