Salão do Artesanato Paraibano abre sexta-feira com 600 expositores e inovações em design

Foto: Francisco França / Secom PB

A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano será aberta nesta sexta-feira (9), e segue até 1º de fevereiro no estacionamento do Hotel Tambaú, na orla marítima de João Pessoa. As novidades do evento foram apresentadas à imprensa nesta terça-feira, na megaestrutura de 6.000 metros quadrados climatizada que abrigará 600 expositores. Entre as inovações desta edição estão peças confeccionadas a partir de oficinas criativas ministradas por nomes como Ronaldo Fraga, Lu Azevedo, Renato Imbroisi e Sergio Mattos. O tema escolhido é "Mosaico — Arte em cada parte", em homenagem aos artesãos mosaicistas do estado. A entrada é solidária, custando um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social na Grande João Pessoa.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a importância do evento para a geração de renda. "Muito feliz por estarmos mais uma vez fazendo o lançamento desse Salão, que será o maior de sua história. São 600 expositores nessa grande estrutura, na Orla de João Pessoa, nesse período de férias. Por isso, a gente não tem dúvida de que será um evento muito prestigiado e que vai deixar muitos frutos para o nosso artesão, para a nossa artesã", afirmou. A segunda-dama Camila Mariz ressaltou que o Salão é resultado de ações realizadas ao longo do ano. "O Salão é uma grande vitrine de um trabalho que é realizado pela gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro durante todo o ano. É um evento feito para a nossa população e os turistas que nos visitam neste período do ano", observou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enfatizou as capacitações realizadas em 2025. "Nós passamos o ano de 2025 capacitando a base, as comunidades de artesãos, os arranjos produtivos. Então, esses artesãos vão estar apresentando todo o resultado dessas capacitações aqui, no Salão do Artesanato, que será o maior em termos de inovação dos últimos tempos", comentou. A fachada do Salão, projetada pelo designer Sergio Mattos, homenageia o mosaico com inspiração nas cores do mar de João Pessoa. "Nossa referência é o mar de João Pessoa, mas sempre tendo em mente de que o destaque deve ser a peça, o trabalho do nosso artesão", contou Mattos. O arquiteto Gustavo Vaz destacou que todos os estandes foram posicionados de forma a oferecer oportunidades iguais aos artesãos.

A edição homenageia nove artesãos mosaicistas: Antônio Jacob, Therezinha Cattena, Wallace Verçosa, Maria Lúcia, Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, Andréa Cahino, Cristiane Galdino e Tereza Cristina. "A expectativa é muito grande, porque essa homenagem que estamos recebendo nos faz olhar para trás e percebermos quantas coisas já fizemos e também nos faz refletir em quantas coisas ainda teremos pela frente", agradeceu Tereza Cristina. O evento conta com parceria do Sebrae-PB e apresenta atrações culturais, como o Projeto Quinta Delas, que terá apresentações exclusivas de mulheres. O Salão funciona das 16h às 22h, todos os dias da semana, consolidando-se como importante vitrine para o artesanato paraibano e atraindo turistas e moradores durante a alta temporada.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem