Natal na Usina promove encontro entre Escurinho e Mestra Ana do Coco em noite com múltiplos palcos

Usina Energisa / Divulgação

O Natal na Usina traz nesta sexta (26) um encontro que une ancestralidade e muita energia. O mestre Escurinho e a banda Labacé recebem a mestra Ana do Coco do Ipiranga para um show único, a partir das 20h, na Tenda da Música. O festival é considerado a vitrine das artes paraibanas e este ano celebra o brilho da cultura e ampliou o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. A programação é totalmente gratuita.

Entre guitarras intensas, percussão marcada e a força ancestral do coco quilombola trazida por Mestra Ana, o espetáculo celebra corpo, memória, ritmo e resistência do terreiro ao palco, da tradição ao agora.

De acordo com Escurinho, o espetáculo preparado para o Natal na Usina carrega uma enorme representatividade, já que o músico estará no palco ao lado da Banda Labacé, grupo que foi seu ponto de partida na cena musical paraibana. “Foi a primeira banda com a qual comecei a produzir meu trabalho por aqui, e a expectativa é que o público se divirta e mate a saudade”, disse o artista.

Escurinho revelou ainda que os últimos shows têm sido nostálgicos, com a presença do público mais antigo e também a participação da nova geração de fãs. “Por isso, acredito faremos um show que será muito bem recebido pelo público”, encerrou.

O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose, do Sintur, Gráfica JB, Exiba, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Palcos simultâneos para ninguém ficar parado

A programação do Baile do Natal na Usina segue com três palcos de forma simultânea a partir das 22h, com três atrações que mostram diferentes forças da cena cultural paraibana. No Palco Paraíba Vinil, Jorja Moura — DJ de identidade marcante e criadora de atmosferas que não deixam ninguém parado — assume a pista com sets que misturam disco, house clássico, rock e camadas vindas de suas pesquisas na cena underground de João Pessoa e Recife.

Já no Palco Bonde, no mesmo horário, o público poderá mergulhar em um show afrofuturista, diaspórico e cultural nordestino, com a apresentação da Radiola Jamaicana, comandada pelo Selecta Etnia — DJ, cantor e referência no sound system paraibano. ACom batidas digitais e mensagens de resistência, Radiola Jamaicana promete alinhar os graves quentes, ancestralidade e tecnologia, em um show imperdível.

A noite se completa na Sala Vladimir Carvalho, quando o Trio Baraúna encerra a noite de programação com o balanço do forró pé de serra. Comandado por Betinho Lucena, Joab Dantas e Robson Silva, o grupo traz em seu repertório artistas como Gonzaga, Marinês, Jackson e Antônio Barros, além das próprias composições que fazem do trio um dos mais premiados da nova geração.

Um Natal para todos

O Natal na Usina deste ano também potencializou o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Para isso, vai ampliar suas ações voltadas às pessoas com deficiência. Entre as novidades, a edição deste ano conta com uma sala sensorial de relaxamento para pessoas com neurodiversidades, abafadores de ruído, audiodescrição dos espaços e exposições e intérpretes de Libras em todas as apresentações artísticas.

Programação

Sexta-feira | 26 de dezembro

  • Baile do Natal na Usina
  • 20h - Tenda da Música | Escurinho convida Mestra Ana do Coco
  • 22h - Palco Paraíba Vinil | Jorja Moura aka Morcegona
  • 22h - Palco Bonde | Radiola Jamaicana
  • 22h - Sala Vladimir Carvalho | Trio Baraúna
Assessoria

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem