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| Jordânia recebe o prêmio de melhor estande da WTM / Foto: Divulgação |
O turismo excessivo na Europa Meridional foi tema central das discussões. Aleix Rodriguez Brunsoms, da Skift, esclareceu que os recentes protestos anti-turismo não eram direcionados aos turistas, mas ao modelo turístico vigente. Joanna Reeve, da Intrepid Travel, revelou que "tipicamente, apenas 20% dos gastos dos clientes permanecem no destino" e defendeu maior colaboração entre fornecedores. A Malta Tourism Authority, representada por Tolene van der Merwe, mudou sua estratégia para focar no gasto dos visitantes em vez do volume, implementando reservas antecipadas gratuitas para a Blue Lagoon que reduziram a presença de 12.000 para 4.000 pessoas. Kate Irwin, da Skift, apresentou pesquisa indicando que 68% dos viajantes globais começam o planejamento de viagem com a experiência em vez do destino.
A inteligência artificial emergiu como tópico relevante para o futuro do setor. Dan Christian, do Travel Trends Podcast, considerou que "a IA está massivamente superestimada no momento", comparando a situação aos primeiros dias do boom das empresas pontocom. Ele revelou que até 70% dos viajantes usam ferramentas de IA para planejar férias e alertou que "a realidade para todos nós é que vamos ser supervisores em vez de produtores". Ani Attamian, da LEMA Collective, enfatizou a necessidade de diretrizes claras para empresas que adotam IA, identificando oito áreas definidas desde verificação de fornecedores até políticas de privacidade de dados. A sustentabilidade na aviação também recebeu atenção, com Jane Thompson, da ICF, destacando que "o problema com a ampliação do SAF é que não há o suficiente dele... e o custo", explicando que o combustível sustentável custa três a cinco vezes mais que o combustível fóssil.
A feira também divulgou os vencedores dos Best Stand Awards em três categorias principais. Na categoria Melhor Design de Estande, a Jordânia conquistou o prêmio no Oriente Médio pela "fachada ousada que magnificamente exibiu o que o país tem a oferecer em termos de cultura antiga", enquanto Antígua e Barbuda venceu nas Américas por recriar "uma atmosfera de ilha através de seu espaço relaxado, confortável e acolhedor". O júri, composto por Bruce Martin (Travel Gossip), James Campion (Excel London), Hugo McCullagh (Just a Drop) e Matthew Gardiner (Travel Massive), reconheceu Omã na categoria Melhor Estande para Fazer Negócios por manter "um ambiente muito aconchegante, confortável e relaxado - perfeito para conduzir reuniões". Taiwan conquistou o prêmio inaugural TrendsFest por sua apresentação imersiva do Quarteto de Harmônica, transportando os convidados ao destino através de seu espírito musical.
