![]() |
| Foto: Secom/JP |
O conjunto de intervenções prevê a construção de três lojas comerciais e sete boxes para comerciantes, criando condições adequadas para o fortalecimento da economia local. A obra incluirá dois banheiros acessíveis, nova calçada de passeio para melhorar a mobilidade e acessibilidade no entorno do Santuário. "Aqui é um espaço onde todo morador de João Pessoa, nascido ou não na cidade, tem como uma referência. Agora, com o Largo de Nossa Senhora da Penha sendo devidamente planejado e executado, isso aqui vai ser um espaço para a cidade de João Pessoa continuar crescendo, mas de forma sustentável, atraindo ainda mais visitante e valorizando a sua tradição religiosa", afirmou Cícero Lucena durante o evento.
Entre os destaques do projeto está a instalação de uma nova base em granito para a imagem de Nossa Senhora da Penha, que será posicionada em canteiro gramado e protegida por grade. O piso do largo receberá pavimentação intertravada com representação artística da imagem da Santa, agregando identidade visual ao ambiente. Serão instalados bancos de concreto e madeira, além de lixeiras para coleta seletiva, promovendo conforto e práticas sustentáveis. O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, enfatizou o cuidado na execução: "A obra será realizada com extremo cuidado e dedicação. Esperamos que no primeiro semestre do próximo ano se concretize um verdadeiro espetáculo no Largo da Penha".
A infraestrutura completa contempla recomposição da pavimentação em paralelepípedo, preservação das árvores existentes, criação de novos canteiros com plantio de grama, faixa elevada para pedestres e iluminação em LED. As adequações de acessibilidade garantirão maior segurança e integração urbana. O prefeito também revelou que a Prefeitura elabora um projeto urbanístico adicional para a região da Penha em parceria com a iniciativa privada, ressaltando o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural da área, conhecida pelo artesanato, música e tradição pesqueira. Padre Francisco celebrou a autorização: "A concretização desse desejo, prevista para 2025, é um presente da Prefeitura, a quem expressamos nossa sincera gratidão. Este projeto beneficia não apenas os visitantes, mas também toda a comunidade local".
