Go4Travel defende papel estratégico das agências de viagens na era da IA

Para presidente da Go4Travel, a IA vem para somar, sem substituir os agentes de viagens.

Durante a Summit Go4Travel realizada nos Açores, o presidente da Go4Travel João Matias afirmou que nenhuma tecnologia substituirá o trabalho essencial das agências de viagens. "Viajar é mais do que nunca uma forma de glorificarmos nossa humanidade", declarou, enfatizando que a inteligência artificial deve complementar - e não substituir - o atendimento personalizado.  

O executivo destacou três pilares intransponíveis para algoritmos: conhecimento especializado, planejamento minucioso de itinerários e capacidade empática no atendimento. "A tecnologia não reproduz a compreensão das motivações dos viajantes nem as emoções envolvidas em cada jornada", explicou Matias aos participantes do evento.  

A empresa anunciou parceria com o Grupo Ávoris para implementação de soluções de IA, mantendo o modelo de negócios centrado no relacionamento humano. Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel, revelou que 2026 será o ano de consolidação dessas ferramentas, com aplicações específicas em análise de dados e programação de viagens.  

"Estamos construindo o futuro do setor sobre um paradoxo: quanto mais avançamos tecnologicamente, mais valorizamos o contato pessoal", concluiu Matias, reafirmando o compromisso da rede com o atendimento especializado.  

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem