Fortaleza de Santa Catarina recebe investimento de R$ 250 mil e sedia Mostra Cultural Saberes e Fazeres

Fortaleza de Santa Catarina / Foto: Cácio Murilo / MTUR Destinos

A Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, será beneficiada com investimentos de R$ 250.946,00 através de termo de fomento assinado na quarta-feira (12) entre o Governo do Estado da Paraíba e a Associação Artístico-Cultural de Cabedelo (AACC). O documento representa um dos resultados do Grupo de Trabalho que define a gestão compartilhada do monumento histórico, com participação do IPHAN, Governo do Estado, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), UFPB, IFPB, IPHAEP, Fundação Fortaleza Santa Catarina e Associação Artístico-Cultural de Cabedelo.

Os recursos serão destinados à melhoria da infraestrutura do patrimônio histórico, incluindo aprimoramento da rede de iluminação interna, serviços de retelhamento, recuperação da cobertura do túnel de entrada, reconstrução de bases de canhões e recuperação das lajotas dos parapeitos das muralhas. O investimento também contempla treinamento da equipe de colaboradores, conclusão da instalação do sistema de câmeras de segurança, aquisição de equipamentos de proteção individual e contratação de serviços de jardinagem. "A assinatura deste termo de fomento representa um passo significativo para a preservação da Fortaleza", afirmou Igobergh Bernardo, secretário de cultura de Cabedelo.

A fortaleza será palco da segunda edição da Mostra Cultural Saberes e Fazeres – Cabedelo + Criativa, que acontece entre 20 e 23 de novembro. O evento, criado através do Plano Municipal Cabedelo + Criativa e instituído pela Lei nº 2.252/2022, oferece mais de 48 horas de programação gratuita com expectativa de reunir mais de 8 mil pessoas. A programação conta com participação de 500 artistas e grupos culturais, além de 150 empreendedores locais, distribuídos em mais de 40 atividades que incluem feira de artesanato, feira literária, gastronomia regional, exibição de produções audiovisuais e apresentações musicais.

A edição 2025 da mostra homenageia a professora e arte-educadora Evilásia de Sousa Lourenço, reconhecida como a primeira arte-educadora do município, que contribuiu para projetos como Bebê a Bordo, Bumba Meu Boi e Fantoches nas Escolas. Os gestores estimam que o investimento na fortaleza beneficiará diretamente cerca de 40 mil pessoas entre visitantes, estudantes, artistas locais e colaboradores, representando o maior aporte público na manutenção do patrimônio nos últimos 40 anos. Pedro Santos, secretário de estado da cultura, destacou que o objetivo é "estabelecer formas sustentáveis de preservação, aliando o uso cultural e o desenvolvimento sustentável do local".

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem