![]() |
| Foto: Divulgação / World Cruises.com |
A chegada do cruzeiro internacional reforça a estratégia de posicionar Cabedelo como rota regular de navios turísticos. De acordo com o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, o recebimento simboliza um avanço estratégico. "É fato que estamos nos preparando para um futuro marcante. Receber o cruzeiro da Swan Hellenic é um momento importante, mas para que nos consolidemos como rota oficial de cruzeiros, uma nova dragagem, com a ampliação do raio da bacia de evolução, é algo primordial", pontuou. O Porto de Cabedelo vive o maior ciclo de investimentos dos seus 90 anos de história, promovido pelo Governo da Paraíba. São mais de R$ 300 milhões aplicados em infraestrutura, sustentabilidade, ampliação operacional e modernização dos serviços portuários, entre eles novos armazéns, energia fotovoltaica, drenagem e aquisição de equipamentos.
A Expo Náutica complementa esse cenário de crescimento ao posicionar a cidade como centro de negócios da economia azul regional. Com apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, a feira reunirá marcas, empreendedores, investidores e entusiastas do mar em uma vitrine de inovação e experiências. O público poderá conferir exposição de embarcações, palestras, atividades esportivas, ações sociais, gastronomia temática e atrações culturais. A abertura oficial acontecerá na sexta-feira (31/10), na Fortaleza de Santa Catarina, a partir das 16h. A programação inclui regatas de vela, kitesurf, caiaque, canoa havaiana, campeonatos esportivos, ações ambientais e visitas educativas, além de palestras sobre sustentabilidade e inovação, shows e exposições temáticas.
Ricardo Barbosa destaca que o trabalho para tornar Cabedelo um destino fixo de cruzeiros internacionais avança em várias frentes. "Além dos estudos para a nova dragagem, estamos estreitando o diálogo com grandes armadores para que o Porto de Cabedelo seja oficialmente inserido na rota internacional de cruzeiros. Um projeto nosso para um futuro próximo", concluiu. A convergência entre a chegada do cruzeiro internacional e a realização da maior expo náutica regional demonstra o potencial de Cabedelo para se tornar referência nacional no turismo marítimo, conectando infraestrutura portuária moderna com eventos de classe mundial.
