![]() |
| Foto: Alessandra Serrão / MTUR |
Durante o encontro, foi ressaltada a importância do turismo gastronômico como forma de aproximar culturas e fortalecer destinos. O ministro Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, destacou a realização do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da entidade em 2026, no Brasil. "Seria interessante que pudéssemos fazer um intercâmbio para que o maior número possível de chefs de cozinha participem deste Fórum, que será realizado em Santarém, no Pará, inclusive os chefs dinamarqueses", sugeriu o ministro.
A embaixadora dinamarquesa demonstrou interesse na proposta e lembrou que o turismo gastronômico também movimenta outros setores da economia. Eva Pedersen declarou que o país europeu está aberto para o intercâmbio com o Brasil. "Nós temos projetos na área de gastronomia na Dinamarca que queremos ampliar. Então, participar do Fórum será muito importante", pontuou a diplomata.
O Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da ONU, em 2026, terá painéis, experiências gastronômicas e debates sobre inovação e sustentabilidade, reforçando a estratégia do Brasil de unir turismo, cultura e desenvolvimento regional e projetando a Amazônia no mapa global do turismo gastronômico.
