![]() |
João Pessoa terá primeiro evento do mundo com piscina flutuante no mar / Foto: Secom |
O Aquarace terá início às 7h30 nos dois dias de competição, reunindo atletas olímpicos e mais de 200 nadadores amadores em provas individuais nos quatro estilos: borboleta, costas, peito e livre. A premiação total é de 50 mil reais. Entre os participantes confirmados estão Fernando Sheffer, bronze nos 200m livre dos Jogos de Tóquio-2020, Luís Altamir, Diogo Yabe, Daynara de Paula, Ana Vieira, Fabíola Molina, o senegalês Abdoul Niane e Kaio Márcio, campeão mundial dos 200m borboleta em piscina curta em 2009. "É uma coisa linda essa piscina que está sendo montada. Vamos ter a oportunidade de ter um evento inédito e grandes nomes", comentou Lindolfo Pires, secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado.
A Granfondo Brasil reunirá aproximadamente 300 atletas com largada simbólica às 5h30 no Busto de Tamandaré. Além das tradicionais provas de 84 km (curto) e 109 km (longo), a edição 2025 inclui uma prova de Mountain Bike com percurso de 24 km. O percurso passa pela Avenida João Cirilo da Silva, Estação Cabo Branco, Litoral Sul, Avenida Panorâmica, Mangabeira Shopping, Avenida Hilton Souto Maior, BR-230 e BR-101 até o km 75, próximo à entrada de Lucena. A premiação total é de 6 mil reais, distribuída entre os cinco primeiros colocados gerais no masculino e feminino.
Juliano Sucupira, secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, destacou que "João Pessoa se consolida como uma cidade que respira esporte". Romolo Lazzaretti, organizador da Granfondo, afirmou que "a Capital paraibana está entre os grandes polos que reúnem os principais eventos de ciclismo do Brasil". A Estação Cabo Branco funcionará como Vila Granfondo, oferecendo praça de alimentação, shows, área VIP e brinquedoteca. A entrega dos kits acontece na Loja Authen, em Manaíra, nos dias 17 e 18/10, e o congresso técnico será transmitido pelo Instagram da Gran Fondo Brasil no dia 18/10 às 17h.