![]() |
Foto: Visit Brasil / Divulgação |
O Feel Brasil estrutura um portfólio com 101 experiências turísticas sustentáveis distribuídas em 61 municípios, abrangendo todas as 27 unidades da federação. O programa destaca o protagonismo feminino, com 59% dos roteiros selecionados na curadoria liderados por mulheres. Além disso, mais de 80% das experiências contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. A iniciativa busca diversificar a promoção internacional do Brasil e ampliar a competitividade dos destinos no mercado global.
Um aspecto fundamental do projeto é que mais de 90% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas, atendendo a um segmento que representa mais de 90% dos negócios do setor de turismo no país. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que "o Feel Brasil apresenta ao mundo um Brasil inclusivo, com experiências que valorizam nossa natureza, nossa cultura, o turismo de base comunitária, gerando inclusão, emprego e renda para a população". A estratégia visa aumentar o gasto médio do turista estrangeiro nos municípios e fortalecer o empreendedorismo local.
O sucesso do Feel Brasil já havia sido demonstrado em agosto, quando o projeto foi finalista da 7ª edição do Skift IDEA Awards, sendo a primeira vez que o Brasil chegou às finais desta premiação internacional. O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou que "o turismo permite criar oportunidades para os empreendedores e empreendedoras de todo país" e que "mais de 95% das empresas do setor são de micro e pequenas empresas". Com essas conquistas, o país ganha competitividade internacional, atraindo turistas que buscam experiências diferenciadas e sustentáveis.