GOL inaugura primeira escada com elevador acessível da América Latina

A Escada de Acesso com Elevador é composta de degraus e plataforma elevatória para uso simultâneo e híbrido, e é destinada a todos - pessoas com ou sem deficiência (Foto: Victor Erlacher Espindula / Divulgação GOL)

A GOL Linhas Aéreas inaugurou na sexta-feira (26) no Aeroporto de Maringá (MGF), no Paraná, a primeira Escada de Acesso com Elevador da América Latina. O equipamento pioneiro foi desenvolvido em parceria com a empresa paranaense Easy Ground Service Solutions e permite que todos os passageiros, com ou sem deficiência, embarquem de forma simultânea e inclusiva nas aeronaves. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Silvio Barros, e representantes da GOL como Felipe Sobrinho, gerente de Pertencimento.

A nova escada trouxe ganhos operacionais significativos em relação aos equipamentos anteriormente utilizados no aeroporto. O tempo médio de acesso ao avião foi reduzido de 4 minutos para 49 segundos, e apenas um colaborador é necessário no processo, contra três anteriormente exigidos com as cadeiras escaladoras modelos Stair-Trac e Liftkar. A companhia planeja expandir o uso da nova escada para aeroportos de grande porte, ainda sem data definida.

A GOL já possui outros instrumentos de acessibilidade, como a Rampa de Acesso instalada em nove terminais aéreos brasileiros, desenvolvida seguindo normas da ABNT/NBRs. Recentemente, em 20 de agosto, a companhia iniciou a distribuição de Cordões de Girassol em quatro hubs brasileiros: Congonhas, Guarulhos, RIOgaleão e Brasília. O cordão é um símbolo globalmente reconhecido para pessoas com deficiências ocultas.

Pelos avanços em acessibilidade, a GOL recebeu a láurea de Inovação e Acessibilidade de 2024 na premiação Aviação + Brasil, promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, e conquistou o prêmio Asas Para Todos/Acessibilidade 2025 do Governo Federal. A companhia, fundada em 2001 com o propósito de "Ser a Primeira para Todos", é a mais pontual do Brasil e atende mais de 30 milhões de clientes por ano com uma frota de 139 aeronaves Boeing 737.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem