Embratur e Sebrae lançam campanha "No hay lugar como Brasil" para atrair turistas latino-americanos

Foto: Renato Vaz / Embratur

A Embratur, em parceria com o Sebrae, lançou no sábado (27) durante a FIT América Latina 2025, em Buenos Aires, a nova campanha publicitária "No hay lugar como Brasil". A iniciativa marca uma mudança estratégica ao colocar profissionais brasileiros do turismo como protagonistas na promoção dos destinos nacionais. Diferentemente de campanhas anteriores focadas apenas em paisagens, esta aposta na força das histórias de quem trabalha diariamente no turismo. Guias, concierges e profissionais da hotelaria e receptivo convidam os viajantes a conhecer o Brasil através de suas vozes, sotaques, gestos e trajetórias pessoais.

A campanha será veiculada de 27 de setembro a 27 de novembro em países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, Peru, Paraguai, México, Estados Unidos, Bolívia e Costa Rica. A estratégia de comunicação é multicanal, unindo mídia tradicional e plataformas digitais. Nos aeroportos, ruas e shoppings de Buenos Aires, painéis luminosos recebem viajantes com imagens que despertam emoção. No ambiente online, uma segmentação criteriosa conecta diferentes perfis de turistas, considerando interesses como natureza, cultura, gastronomia e sol e praia. O objetivo é transformar o interesse em ação concreta, levando mais turistas a vivenciarem o Brasil de forma profunda e emocionante.

A iniciativa destaca vivências transformadoras em quatro destinos principais através de protagonistas reais: Daniel Pereira Maia, guia da comunidade Kalunga na Chapada dos Veadeiros; Mariana Sobreira, gerente de resort no Nordeste; Jessie Simões, guia de ecoturismo no Parque Nacional da Tijuca; e Bruna Campos, especialista em arte e cultura no Instituto Inhotim. Três dessas experiências fazem parte do Feel Brasil, projeto da Embratur em parceria com o Sebrae que reúne 101 vivências turísticas transformadoras em uma plataforma digital disponível em seis idiomas, com 70% das experiências protagonizadas por micro e pequenos negócios, sendo 59% lideradas por mulheres.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o país vive o melhor momento da história do turismo internacional e que a campanha faz parte de um projeto maior de posicionamento sustentável do Brasil no exterior. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, aumentar a visibilidade do turismo brasileiro significa também dar visibilidade às micro e pequenas empresas, que representam 97% do setor turístico nacional. A iniciativa integra o Plano Brasis, Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, que sucede o Plano Aquarela e estabelece diretrizes da promoção internacional até 2027.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem