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Santa Marta, Colômbia / Foto de Luis Quintero / Pexels |
A transformação digital do turismo colombiano ganhou impulso com o programa Turismo 4.0, coordenado pela FONTUR, que pretende digitalizar mais de 2.000 pequenos prestadores de serviços através da automação de reservas e pagamentos. Também foi criado o Observatório de Inovação Turística para mapear estratégias nos 32 departamentos do país.
Em Bogotá, a implementação do chatbot de inteligência artificial Candelária oferece recomendações personalizadas 24 horas por dia, auxiliando visitantes na descoberta de museus, parques, restaurantes e pontos turísticos. A iniciativa alinha-se aos objetivos da Pro Colômbia de posicionar o país como líder em turismo inovador globalmente.
A expansão da conectividade internacional inclui novos voos Madrid-Cali e rotas da Aeromexico para Cartagena, facilitando o acesso a destinos populares. Simultaneamente, o país capitaliza sua riqueza cultural e gastronômica para atrair viajantes em busca de experiências autênticas, utilizando plataformas digitais para promover festivais e culinária de classe mundial.
O crescimento das acomodações turísticas privadas representa um fenômeno significativo no setor. O Registro Nacional de Turismo contabiliza 63.676 residências turísticas cadastradas, equivalente a 57% de todos os prestadores de serviços turísticos, superando hotéis tradicionais e agências de viagem. Estes estabelecimentos, comercializados principalmente através de plataformas como Despegar, Booking e Expedia, atendem à demanda por flexibilidade e personalização.
Segundo Juan Camilo Vargas, diretor executivo da Asohost, as residências turísticas se tornaram a nova comunidade empresarial do setor, impulsionando o surgimento de startups tecnológicas, empresas de gestão profissional e serviços complementares como design de interiores e experiências locais.
O investimento de 250 milhões de dólares do Airbnb para se transformar em plataforma universal, expandindo além de hospedagem para experiências gastronômicas, culturais e de bem-estar, demonstra a tendência do mercado em direção ao turismo personalizado e imersivo que a Colômbia busca oferecer.