Colômbia acelera digitalização do turismo e mira 7,5 milhões de visitantes

Santa Marta, Colômbia / Foto de Luis Quintero / Pexels

O setor turístico colombiano registrou crescimento de 8% em 2024, recebendo 6,7 milhões de visitantes internacionais, segundo o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo. O país estabeleceu a meta de alcançar 7,5 milhões de turistas até o final de 2025 através de iniciativas tecnológicas e ampliação da conectividade aérea.

A transformação digital do turismo colombiano ganhou impulso com o programa Turismo 4.0, coordenado pela FONTUR, que pretende digitalizar mais de 2.000 pequenos prestadores de serviços através da automação de reservas e pagamentos. Também foi criado o Observatório de Inovação Turística para mapear estratégias nos 32 departamentos do país.

Em Bogotá, a implementação do chatbot de inteligência artificial Candelária oferece recomendações personalizadas 24 horas por dia, auxiliando visitantes na descoberta de museus, parques, restaurantes e pontos turísticos. A iniciativa alinha-se aos objetivos da Pro Colômbia de posicionar o país como líder em turismo inovador globalmente.

A expansão da conectividade internacional inclui novos voos Madrid-Cali e rotas da Aeromexico para Cartagena, facilitando o acesso a destinos populares. Simultaneamente, o país capitaliza sua riqueza cultural e gastronômica para atrair viajantes em busca de experiências autênticas, utilizando plataformas digitais para promover festivais e culinária de classe mundial.

O crescimento das acomodações turísticas privadas representa um fenômeno significativo no setor. O Registro Nacional de Turismo contabiliza 63.676 residências turísticas cadastradas, equivalente a 57% de todos os prestadores de serviços turísticos, superando hotéis tradicionais e agências de viagem. Estes estabelecimentos, comercializados principalmente através de plataformas como Despegar, Booking e Expedia, atendem à demanda por flexibilidade e personalização.

Segundo Juan Camilo Vargas, diretor executivo da Asohost, as residências turísticas se tornaram a nova comunidade empresarial do setor, impulsionando o surgimento de startups tecnológicas, empresas de gestão profissional e serviços complementares como design de interiores e experiências locais.

O investimento de 250 milhões de dólares do Airbnb para se transformar em plataforma universal, expandindo além de hospedagem para experiências gastronômicas, culturais e de bem-estar, demonstra a tendência do mercado em direção ao turismo personalizado e imersivo que a Colômbia busca oferecer.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem