![]() |
Imagem gerada por IA. |
A abertura oficial acontece às 18h desta sexta-feira, seguida da escolha do Rei e da Rainha do Queijo e do concurso Gulinha do Queijo. O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destaca a importância do evento por focar na produção de laticínios, especialmente o queijo, produto que gera emprego e renda para famílias paraibanas. Segundo ele, o festival funciona como vitrine para a produção queijeira do estado e oportunidade para comercialização e capacitação dos produtores.
A programação inclui concurso de queijos, exposição de ovinos, caprinos e bovinos, palestras e apresentações culturais. No primeiro dia funcionarão a Feira do Queijo, a Mostra Soledade, o Circuito Empreender-PB, expofeira de animais, oficinas gastronômicas e o Queijo na Praça com produção de queijos artesanais. As apresentações culturais incluem Forró na Praça, Forró na Vila Soledade e Forró na Estação.
O sábado (27) terá destaque para o projeto "Encontro de Mulheres do Agro" às 14h no auditório do Empreender-PB, com tema "O Protagonismo das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão". O encontro será mediado pela assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, e contará com participação da secretária de Educação municipal Andrea Berto, Maria José do Grupo Mulheres Arretadas, Ana Maria Lopes do Empreender-PB, a artesã Jeane Cândido e a vereadora Janieide Costa.
Ainda no sábado acontecem o 1º Concurso do Festival do Queijo de Soledade e o Concurso Guia do Queijo, além da continuidade da Feira do Queijo, Mostra Soledade e Circuito Empreender-PB.
O domingo (28) marca o encerramento com o Encontro de Motociclistas às 9h e o Grande Encontro Nordestino de Poetas Repentistas de Soledade às 19h.
O evento é realizado pela Prefeitura de Soledade e conta com parceria da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e Sebrae-PB.