![]() |
Brasil registra crescimento da malha aérea para o mês de julho. / Foto de Gylfi Gylfason / Pexels |
A expansão da malha aérea ocorre em todas as regiões do país, com destaque para os estados do Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e o Distrito Federal (+6,4%). No Nordeste, os voos entre Brasília e destinos como Pernambuco (+44%) e Bahia (+17%) evidenciam a crescente procura por roteiros de sol e praia. A Paraíba e o Rio Grande do Norte também apresentam crescimento nas conexões com os principais centros emissores.
As companhias aéreas ampliaram suas operações. A Gol prevê 27,5 mil voos em julho, com 4,9 milhões de assentos, concentrando 70% da oferta doméstica no Aeroporto do Galeão (RJ). Já a LATAM programou mais de 1.300 voos extras entre 23 de junho e 10 de agosto, estimando o transporte de até 4,1 milhões de passageiros no período. A empresa lançou ainda uma nova rota direta entre São Paulo (Congonhas) e Aracaju aos fins de semana.
Entre os destinos que devem registrar maior fluxo estão Salvador, Jericoacoara, São Luís, Foz do Iguaçu, Caldas Novas, Porto Seguro e Olímpia. Esta última espera receber mais de 500 mil visitantes em julho, com taxa de ocupação hoteleira média de 66,7%.
A expectativa também é positiva para o Rio de Janeiro, que projeta receber 1,1 milhão de turistas, gerando impacto estimado de R\$ 2,5 bilhões na economia local.
O cenário confirma o fortalecimento do turismo interno e a importância de programas como o “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Abear, voltado à ampliação da conectividade aérea e ao estímulo de viagens domésticas.
Redação