![]() |
Foto: Portal do Comércio / Divulgação |
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, reforçou a importância do turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico e defendeu políticas públicas mais estruturantes para o setor. O turismo abrange mais de 570 atividades econômicas e influencia cadeias produtivas como transporte aéreo, restaurantes, agricultura familiar, construção civil e indústria têxtil.
O Vai Turismo atua com base em seis pilares: propostas integradas, instituições conectadas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, inteligência de dados e destinos turísticos. Entre 2022 e 2025, foram encaminhadas 459 propostas de políticas públicas, sendo 359 voltadas a estados, 52 a municípios e 48 regionais. Um dos destaques é o crescimento do tema nos planos de governo estaduais, que passou de 6 estados em 2018 para todos em 2022.
Também foi apresentado o Painel Vai Turismo, plataforma digital com quase 2 mil projetos cadastrados, que permite monitoramento em tempo real e apoio à tomada de decisões. A Região Nordeste lidera o número de projetos, seguida pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
A gerente do Cetur, Aline Lopes, destacou que o programa constrói uma nova cultura política para o turismo, com maior participação técnica e regional. O evento também contou com o lançamento do Prêmio Atena – Turismo em Ação, que reconhecerá práticas alinhadas aos objetivos do programa.
Redação