Brasil discute estratégias para ampliar o turismo sustentável e participa de feira internacional de observação de aves

Observadores de pássaros / Imagem gerada por IA.

A Embratur e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão unindo esforços para impulsionar o turismo sustentável nas Unidades de Conservação (UCs) brasileiras. Em reunião realizada em 9 de julho, os presidentes Marcelo Freixo (Embratur) e Mauro Oliveira Pires (ICMBio) discutiram a criação de um programa de incentivo ao turismo nas 344 UCs do país que permitem uso sustentável. A proposta inclui o estímulo à visitação internacional e o fortalecimento da imagem do Brasil como referência em turismo de natureza.

A cooperação entre os órgãos inclui ainda ações como o Protocolo de Intenções, firmado em março, que facilitou filmagens em áreas protegidas. O objetivo é promover os parques nacionais por meio de produtos audiovisuais e ampliar sua visibilidade internacional.

Além disso, a Embratur marca presença pela primeira vez com estande próprio na Global BirdFair 2025, maior feira mundial de observação de aves, que ocorre de 11 a 13 de julho no Reino Unido. O Brasil é representado por empresas e destinos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ilhabela (SP), com destaque para experiências do projeto Feel Brasil, como o Birdwatching no Pantanal e a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba.

A participação na feira visa consolidar o país como destino prioritário de ecoturismo e observação de vida silvestre, atividade que gera renda local e contribui para a conservação ambiental. Segundo estudo do portal US News & World Report, o Brasil foi apontado em 2024 como o melhor destino do mundo para turismo de aventura.

Redação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem