TAP Air Portugal descarta João Pessoa como destino e mantém operação estável no Brasil em 2025

Foto: Vou na janela / Divulgação

A TAP Air Portugal não planeja expandir sua malha aérea para novas cidades brasileiras em 2025, mantendo sua operação praticamente estável no país. A companhia portuguesa atualmente opera voos para 13 capitais brasileiras através de 15 rotas, partindo de Lisboa e Porto, sendo a empresa com maior malha aérea internacional no Brasil.

Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, a forte concorrência e a recente queda de receita da estatal portuguesa impuseram limitações aos planos de crescimento da empresa.

Embora a TAP tenha adicionado Florianópolis e retomado a rota para Porto Alegre, houve redução de frequências e substituição de aeronaves em outras rotas. Porto Alegre passou a receber o Airbus A330-900neo, com 298 assentos, enquanto Florianópolis opera com o A330-200ceo, de 269 lugares, adequando-se à demanda da capital catarinense.

No Norte, a rota para Manaus foi retomada com o Airbus A321LR, de 154 assentos, operando com escala em Belém. Antunes justificou a decisão afirmando que não há demanda suficiente para encher um avião inteiro em voo direto entre Lisboa e Manaus.

A companhia também foi questionada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sobre tornar diário o voo para o Aeroporto Internacional de Confins, que atualmente ocorre seis vezes por semana. Para Antunes, é necessário manter taxa de ocupação superior a 90% para justificar sete partidas semanais.

Entre os possíveis novos destinos, Curitiba enfrenta limitações técnicas. O executivo explicou que, apesar do grande potencial de demanda e negócios da cidade, a TAP não consegue operar no Aeroporto Afonso Pena devido à pista curta de 2.218 metros, que limita voos de longa distância com aviões de grande porte.

João Pessoa também foi descartada como novo destino. Segundo a Embratur, havia negociações para a TAP iniciar voos internacionais para a capital paraibana, que seria o primeiro voo intercontinental regular no Aeroporto Castro Pinto. Contudo, a demanda ainda é considerada insuficiente.

Antunes argumentou que a TAP já possui uma malha qualificada no Nordeste, com muitos voos e grande capacidade, contando com parceiros como Azul, LATAM e GOL para transportar passageiros de João Pessoa.

Com isso, a TAP não prevê mudanças em sua operação no Brasil pelo restante de 2025, sem novos destinos, alterações de aeronaves ou modificações significativas que impactem os passageiros.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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