![]() |
Foto: ASNPB |
Em Picuí, empreendedores e gestores públicos debateram o desenvolvimento econômico, social e turístico do Seridó. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, apresentou a experiência do Pacto Novo Cariri, programa que atua há 25 anos e interligou 31 municípios. Segundo Amorim, a caprinocultura foi um dos fatores que impulsionou o crescimento da região, com parte da produção transbordando para o Seridó, de onde atualmente sai boa parte do leite caprino para as usinas do Cariri.
O prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, destacou que a gestão municipal demanda empreendedorismo e anunciou a disponibilização de um milhão de reais do Fundo Garanto Nordeste para oferecer crédito aos empreendedores locais. A microempreendedora Ulenice Casado, da marca Bodega de Sabores, ressaltou as oportunidades no turismo e economia criativa da região, mencionando a caprinocultura no Sítio Coque e a produção de doces e geleias.
Durante o evento, o agente de dados Lucas Souza apresentou o potencial socioeconômico da região, com destaque para a mineração de pedras semipreciosas, artesanato e gastronomia da carne de sol. Ex-prefeitos de Monteiro e Cabaceiras participaram de painel sobre lideranças transformadoras.
Em Guarabira, o Fórum de Lideranças reuniu prefeitos, secretários de turismo e cultura, além de empreendedores de 16 municípios do Brejo. O superintendente Luiz Alberto Amorim enfatizou a necessidade de integração entre instituições públicas e setor empresarial para um desenvolvimento sustentável. O prefeito de Serraria, Enéias Cabôco, destacou a localização privilegiada da cidade e as oportunidades no turismo, agricultura e tecnologia.
No Vale do Mamanguape, o Encontro do Programa LIDER, realizado no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, focou no desenvolvimento colaborativo e inovador. O superintendente do Sebrae/PB abordou a importância de ações que promovam conservação ambiental e sustentabilidade. O prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, reforçou a parceria com o Sebrae para gerar desenvolvimento na região.
Os três eventos fazem parte da estratégia Territórios Empreendedores do Sebrae e buscam articular parcerias entre poder público e iniciativa privada para fortalecer o desenvolvimento econômico das regiões paraibanas.