Embratur reforça papel estratégico da inteligência de dados na promoção do turismo brasileiro

Embratur apresenta estratégia de Inteligência de Dados em evento com observatórios de turismo
Foto: Embratur / Divulgação

Entre os dias 26 e 28 de junho, Blumenau (SC) sediou o Encontro Anual da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), reunindo mais de 70 observatórios e especialistas do setor. A Embratur participou ativamente da programação, destacando sua atuação por meio do painel “Redes Colaborativas e a Criação de um Ecossistema de Aprendizado Contínuo”.

Fábio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, apresentou as estratégias da Agência voltadas à coleta, análise e disseminação de dados turísticos. Segundo ele, a atuação da Embratur é baseada em dados para decisões promocionais mais precisas nos mercados internacionais. Entender como cada país enxerga o Brasil permite criar ações personalizadas, o que é essencial para alcançar o turista certo com a mensagem certa.

Entre os programas mencionados, está o Novas Rotas, voltado à capacitação e geração de conhecimento para destinos turísticos ainda fora do circuito tradicional de promoção. Também foi apresentado o projeto do Observatório de Turismo da Amazônia, que envolve os estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Pará, com o objetivo de criar um painel de dados regional para monitorar os fluxos turísticos da região.

A área de Inteligência de Dados da Embratur é responsável por gerar indicadores com base em fluxos de demanda e informações internacionais. Esses dados subsidiam decisões de investimento do setor público e privado, com foco no aumento da competitividade do Brasil como destino turístico global.

Entre as ferramentas disponíveis, destaca-se o Painel de Dados da Embratur, que oferece informações detalhadas sobre conectividade aérea, chegada de turistas estrangeiros por origem, receita turística e perfis de consumo. O painel inclui também o Market Insights, estudo aprofundado sobre mercados emissores, realizado em parceria com a Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência.

A plataforma está disponível para consulta em: https://dados.embratur.com.br

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem