![]() |
Istambul / Foto de Burak Karaduman (Pexels) |
Para 2025, o WTTC prevê que a contribuição do setor à economia turca alcançará ₺5,2 trilhões, o equivalente a 12% do Produto Interno Bruto (PIB), superando o ano anterior em mais de ₺200 bilhões. Este crescimento será impulsionado tanto por visitantes internacionais, com gastos projetados de ₺2,6 trilhões, quanto por visitantes domésticos, com expectativa de ₺1,4 trilhão em gastos. Em termos de empregos, o setor deverá suportar 3,3 milhões de postos de trabalho em todo o país no próximo ano, representando mais de 10% do total de empregos nacionais.
Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, comentou que o setor na Turquia continua a crescer rapidamente, atingindo números recordes e oferecendo experiências de nível mundial. A pesquisa do WTTC também revisitou 2024, quando o turismo contribuiu com ₺5 trilhões para a economia (quase 12% do PIB) e suportou 3,2 milhões de empregos (um em cada 10). Os gastos de visitantes internacionais em 2024 foram de ₺2,5 trilhões (cerca de 5% abaixo do ano anterior), enquanto os viajantes domésticos gastaram ₺1,3 trilhão. Simpson acrescentou que, embora 2025 esteja a caminho de ser um ano recorde, o país deve continuar a inovar e investir para manter sua posição, especialmente considerando a ligeira queda nos gastos internacionais em 2024. O Coral Travel Group, um dos principais grupos de turismo, também saudou as projeções, com seu presidente, Ayhan Bektas, destacando a importância da parceria entre setor privado e governo.
Olhando mais à frente, as projeções do WTTC para 2035 indicam que o setor manterá um forte ritmo de crescimento. A previsão é que a contribuição do turismo chegue a ₺7 trilhões até 2035, representando quase 13% do PIB, e que suporte 3,8 milhões de empregos, com a criação de mais de meio milhão de novas vagas ao longo da próxima década.
Redação