Embratur e Abragames lançam 2ª edição do prêmio "Brasil Tá Pra Game" para promover turismo com jogos digitais

Foto: Abragames-Embratur / Divulgação

São Paulo, SP - A Embratur, em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), lançou em 1º de maio a segunda edição do prêmio “Brasil Tá Pra Game”. A iniciativa, apresentada durante o gamescom latam, busca reconhecer e premiar jogos digitais que promovam o turismo e a cultura do Brasil de forma inovadora.

O prêmio tem como objetivo principal identificar e dar visibilidade a jogos que utilizem as diversas dimensões da cultura brasileira – regionais e contemporâneas, incluindo artes, música e design – como ativo para a promoção do país e de seus destinos turísticos. A edição de 2025 incentiva a participação de novos entrantes na indústria e valoriza a incorporação orgânica da cultura brasileira em narrativas e jogabilidade.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa visa engajar o público gamer para que conheçam o Brasil e incentivar destinos a adotarem jogos digitais como estratégia de promoção. Ele ressaltou a relevância global da indústria de games e a meta de tornar o turismo brasileiro mais competitivo internacionalmente, promovendo destinos e aspectos da cultura brasileira.

O prêmio distribuirá valores de R$ 70 mil para o primeiro colocado, R$ 50 mil para o segundo, R$ 40 mil para o terceiro, e R$ 30 mil para a categoria de novos entrantes (desenvolvedores com CNPJ a partir de 1º de janeiro de 2020). Os jogos serão avaliados por sua qualidade técnica, potencial de promoção turística (destinos e experiências), design de jogabilidade e a originalidade na forma como a cultura brasileira é integrada. Soluções gamificadas replicáveis para o setor turístico são um diferencial.

Para se candidatar, a desenvolvedora de jogos deve ser constituída e sediada no Brasil, com jogos completos e publicados a partir de 1º de janeiro de 2020. São aceitos jogos para PC, Consoles, web, mobile e dispositivos de realidade virtual/aumentada/mista. As inscrições estão abertas até 6 de junho de 2025. A divulgação dos jogos selecionados para a etapa de Pitch Day está prevista para 1º de setembro de 2025. A primeira edição do prêmio recebeu 59 candidaturas.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem