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Foto: Abragames-Embratur / Divulgação |
O prêmio tem como objetivo principal identificar e dar visibilidade a jogos que utilizem as diversas dimensões da cultura brasileira – regionais e contemporâneas, incluindo artes, música e design – como ativo para a promoção do país e de seus destinos turísticos. A edição de 2025 incentiva a participação de novos entrantes na indústria e valoriza a incorporação orgânica da cultura brasileira em narrativas e jogabilidade.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa visa engajar o público gamer para que conheçam o Brasil e incentivar destinos a adotarem jogos digitais como estratégia de promoção. Ele ressaltou a relevância global da indústria de games e a meta de tornar o turismo brasileiro mais competitivo internacionalmente, promovendo destinos e aspectos da cultura brasileira.
O prêmio distribuirá valores de R$ 70 mil para o primeiro colocado, R$ 50 mil para o segundo, R$ 40 mil para o terceiro, e R$ 30 mil para a categoria de novos entrantes (desenvolvedores com CNPJ a partir de 1º de janeiro de 2020). Os jogos serão avaliados por sua qualidade técnica, potencial de promoção turística (destinos e experiências), design de jogabilidade e a originalidade na forma como a cultura brasileira é integrada. Soluções gamificadas replicáveis para o setor turístico são um diferencial.
Para se candidatar, a desenvolvedora de jogos deve ser constituída e sediada no Brasil, com jogos completos e publicados a partir de 1º de janeiro de 2020. São aceitos jogos para PC, Consoles, web, mobile e dispositivos de realidade virtual/aumentada/mista. As inscrições estão abertas até 6 de junho de 2025. A divulgação dos jogos selecionados para a etapa de Pitch Day está prevista para 1º de setembro de 2025. A primeira edição do prêmio recebeu 59 candidaturas.
Redação