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Governador João Azevêdo anuncia João Pessoa como sede da Convenção de Vendas da CVC em 2026. Foto: Secom-PB |
Durante o lançamento do Plano Brasis, o governador destacou a parceria com o Sebrae Paraíba e o esforço conjunto para consolidar o turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico no estado. “O Beto (Luiz Alberto, superintendente do Sebrae na Paraíba) diz que a gente anda de mãos dadas o tempo todo. O Sebrae aqui verdadeiramente é um parceiro em todos os lugares, em todas as horas, em todas as feiras, em todos os atos que a gente precisa realizar”, afirmou João Azevêdo.
Ele ressaltou ainda que os investimentos públicos em divulgação turística cresceram substancialmente. “Nós saímos de investimentos pífios de divulgação – ele falou que girava em torno de R$ 200 mil – para R$ 7 milhões, em 2025. Se juntar com as ações do Programa do Artesanato da Paraíba e da Secretaria de Comunicação, chegamos a mais de R$ 50 milhões de investimento somente em divulgação da Paraíba em um ano”, completou.
O governador também valorizou o trabalho realizado pelo Sebrae na estruturação de novos roteiros turísticos, liderado por Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa. “Regina faz um trabalho extraordinário”, destacou, mencionando a construção de um catálogo que mapeia o potencial turístico dos 223 municípios paraibanos. Em 2024, o Sebrae formatou 26 roteiros de experiências, integrando 80 municípios. A expectativa é que, em 2025, 44 novos roteiros sejam criados com o apoio dos 21 Agentes de Roteiros Turísticos.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, também destacou a importância da atuação conjunta para fortalecer o setor. “Toda a caminhada que a gente vem fazendo para o turismo no estado vem no sentido de somar forças, inteligência e recursos para o desenvolvimento dessa atividade. Estamos avançando não só em João Pessoa, mas no interior também”, afirmou.
O lançamento do Plano Brasis, iniciativa do governo federal por meio da Embratur e do Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae, busca consolidar a imagem do Brasil como destino turístico internacional, promovendo campanhas, participação em feiras e parcerias com operadoras estrangeiras.
Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, elogiou a contribuição da Paraíba ao Plano Brasis. “Esse resultado só é possível por causa do trabalho que o Sebrae faz no país e não é de agora. É importante falar de quem está trabalhando na base, com o pequeno, com o médio, aquele que faz o pequeno negócio funcionar. A parceria com o Sebrae é do dia a dia e é muito importante”, ressaltou.
Freixo também apontou a Paraíba como exemplo do potencial turístico nacional. “A Paraíba tem uma expressão cultural forte, festa, gastronomia. É bom registrar que estamos no melhor ano de turismo do Brasil, onde alcançamos uma arrecadação de 7.3 bilhões de dólares só com o turismo internacional. Isso é geração de emprego e renda”, declarou.
João Azevêdo reforçou a inserção do estado nas ações nacionais de promoção turística e citou investimentos estruturantes. “Temos investimentos no Polo Turístico do Cabo Branco, no interior do estado, como o Vale dos Dinossauros, a Pedra da Boca, além do apoio ao São João de Campina Grande”, concluiu.
Redação