Plano Brasis chega à Paraíba com estratégia de promoção internacional do turismo brasileiro

Solenidade de lançamento do Plano Brasis na Paraíba / Foto: Secom-PB

O Plano Brasis, a nova estratégia internacional de marketing turístico do Brasil, foi oficialmente apresentado na Paraíba, tornando-a o segundo estado a receber a iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O evento, realizado no auditório da PBTur em João Pessoa, reuniu autoridades e representantes do setor turístico para alinhar as ações de promoção internacional.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, enfatizou a importância do Plano Brasis para a promoção internacional do estado, destacando os investimentos em infraestrutura turística, como o Polo Turístico Cabo Branco, que prevê a construção de mais de 14 mil leitos e dois parques temáticos. "A Paraíba está inserida nesse plano, considerando que nós estamos com grandes investimentos sendo feitos aqui na área do turismo", afirmou Azevêdo. Ele também mencionou a entrega do Centro de Convenções de Campina Grande e a futura obra do Centro de Convenções do Sertão, em Patos, além de reforçar a necessidade de um voo internacional para a Paraíba e a discussão sobre a legislação de cabotagem aérea. Azevêdo ressaltou: "O Estado é indutor de desenvolvimento e a Paraíba hoje é um ambiente de segurança e estabilidade econômica."

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, explicou que o Plano Brasis busca maior coesão entre a estratégia nacional e as ações estaduais. "A Embratur está mostrando como funciona o plano, nossos principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional", disse Freixo. Ele lembrou que o Brasil não tinha um plano internacional de marketing há 20 anos, desde o Plano Aquarela de 2004, e que "em 20 anos muita coisa muda". Freixo elogiou os investimentos da Paraíba no setor: "A Paraíba, provavelmente, é o Estado que pode melhor aproveitar o plano de marketing porque apresenta um investimento que dificilmente será apresentado por outro destino." Ele também frisou que "o turismo não é sobre quem viaja, e sim sobre quem recebe. O Brasil tem um potencial gigantesco, e precisamos saber aproveitá-lo."

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, celebrou o protagonismo da capital no turismo. "Quem não conhece, quer conhecer João Pessoa. Quem conhece, quer voltar. E quem volta, muitas vezes decide ficar", declarou Lucena, destacando o crescimento sustentável da cidade e a reforma do Hotel Tambaú. Ele também mencionou o impacto de grandes eventos na visibilidade da cidade.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, salientou a relevância da presença da Paraíba em feiras internacionais e o alinhamento das ações com o plano nacional para aumentar a visibilidade do estado no exterior. "Com o Plano Brasis, o Brasil se prepara para uma nova era no turismo, e a Paraíba, com seus investimentos constantes e a dedicação das autoridades locais, se coloca na vanguarda desse movimento," pontuou. Lucena enfatizou que a união entre esferas federal, estadual e municipal é decisiva para o avanço do turismo, pois "cada ente tem seu plano estratégico e, juntos, conseguimos criar políticas eficazes e de longo prazo."

Do Plano Aquarela ao Plano Brasis

O Plano Brasis surge como sucessor do Plano Aquarela, lançado há aproximadamente 20 anos em conjunto com a Marca Brasil. O novo plano busca reposicionar e fortalecer a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no cenário global até 2027. Sua concepção foi um processo colaborativo, liderado pela Embratur e envolvendo diversos atores do trade turístico nacional e internacional, secretarias estaduais de turismo, Sebrae, FGV e a consultoria Dream Factory. O plano visa fortalecer ambientes de negócio, fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade, a autoestima cultural e gerar emprego e renda. Entre seus objetivos estão alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais e a receita turística, e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico por todo o território nacional. A Portaria nº 11, publicada em 19 de maio pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, aprovou o detalhamento do Plano Internacional de Marketing Turístico para o triênio 2025-2027. O lançamento oficial do Plano Brasis ocorreu no Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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