Feira de Cordel em João Pessoa celebra cultura nordestina com poesia e forró

 

Foto: Secom-JP

A Feira de Cordel, promovida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), ocorre nas sextas e sábados de maio, a partir das 17h, no Busto de Tamandaré, praia de Tambaú. O evento integra o projeto São João Multicultural e destaca a literatura de cordel, tradição paraibana com mais de um século. A programação inclui declamações de cordelistas, apresentações de repentistas, trios de forró, exposições de folhetos, xilogravuras e artesanato.

Nesta sexta-feira (9), o cordelista Leonardo Leal, conhecido como Mané Gostoso, apresenta seus poemas e xilogravuras. No sábado (10), Claudete Gomes declama poesias, seguida pelo show do Trio Forró do Escurinho, que combina sucessos tradicionais de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro com canções autorais. A feira segue nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31, com cordelistas como Claudinha Teixeira, Ana Lima, Verônica Adelino e repentistas como Paulo Cruz e Oliveira de Panelas, além de apresentações musicais de grupos como Xote Nós 3 e Swing Nordestino.

Segundo Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, a feira, em sua quarta edição, estimula a produção de cordel e engaja o público, que participa declamando poemas. Claudete Gomes reforça a importância do evento para a valorização da cultura nordestina e a inclusão de novos artistas.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem