![]() |
Retomada de rotas e fantour estão sendo planejadas pelo Sebrae/PB para este semestre Foto: Sebrae-PB |
Segundo o analista técnico da agência do Sebrae/PB em Monteiro, João Bosco da Silva, alunos e pesquisadores acadêmicos estão em contato constante com o cariri, pois as cidades já realizam o intercâmbio entre as escolas para visitar as atrações turísticas do território.
“As comunidades e projetos no cariri são visitados há décadas. Porém, o trabalho de desenvolvimento do turismo vem proporcionar oportunidades de movimentar a economia criativa, com preservação. São roteiros do Sebrae que estão mapeados dentro dos trabalhos da gestão de Turismo e Economia Criativa. Temos também visitas pedagógicas em Monteiro, no sítio Tungão, onde Zabé da Loca viveu, e alunos das cidades vão em grupos aprender sobre nossa cultura do pífano”, falou.
Atualmente, o roteiro turístico do município de Prata é baseado em visitas pontuais a alguns atrativos naturais e culturais, com foco em trilhas, paisagens e patrimônios históricos locais. Há grande potencial para expandir essa experiência, segundo os gestores da cidade. “Estamos desenvolvendo um formato mais estruturado e integrado, que permitirá uma imersão mais profunda no potencial local. A proposta é criar um roteiro segmentado e temático, incluindo o turismo pedagógico voltado às escolas e universidades”, comentou a diretora de Turismo de Prata, Rosângela Rafael.
O Sebrae/PB construiu recentemente a rota Caminhos de Ariano Suassuna em Taperoá, pelo projeto Agentes de Roteiros Turísticos (ART) que chama a atenção de estudantes e pesquisadores para visitas e pesquisas no turismo. A cidade tem aumentado o índice de visitas a partir do turismo pedagógico.
Agência Sebrae de Notícias