![]() |
Foto de Valentin Onu (Pexels) |
De acordo com o jornal Tribuna do Norte, estudo do Sebrae-RN aponta que o turismo de cruzeiros em Natal pode crescer significativamente com a criação de uma nova bacia de fundeio no Rio Potengi. A projeção é de aumento no número de cruzeiristas de 2.539, em 2023, para até 63 mil, com impacto econômico saltando de R$ 3,5 milhões para R$ 89,5 milhões.
A proposta envolve uma dragagem de 900 mil m³ para permitir o fundeio de navios antes da Ponte Newton Navarro. Passageiros seriam levados ao porto por embarcações menores, modelo comum em destinos como Búzios e Ilhabela.
Além da obra, o estudo destaca a importância de ações de captação de novas rotas e promoção do destino. Atualmente, 14 navios têm escala prevista em Natal em 2025/2026, mesmo sem prospecção ativa. Outras 20 embarcações operam no Nordeste, o que representa uma oportunidade estratégica.
A Codern já iniciou estudos e aguarda parecer técnico do INPH para definir custos e viabilidade. A Secretaria de Turismo (Setur-RN) confirmou que discutirá os próximos passos com o Sebrae em reunião técnica.
Redação
Tags
Codern
cruzeiros Brasil
dragagem Rio Potengi
impacto econômico cruzeiros
infraestrutura portuária RN
Porto de Natal
Sebrae-RN
turismo de cruzeiros Natal
turismo marítimo Nordeste