![]() |
Foto: Freepik |
Em relação a janeiro, o setor também teve desempenho positivo, com alta de 2,9%, revertendo a queda de 6,1% observada no primeiro mês do ano. Com esse resultado, o turismo nacional opera 9,7% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19.
Entre os estados pesquisados, dez das 17 unidades da federação acompanharam a tendência de crescimento. Os destaques positivos foram Rio de Janeiro (+3,1%), Paraná (+6,5%), Minas Gerais (+1,7%) e Espírito Santo (+5,8%). Já São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apresentaram as maiores retrações.
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o setor teve crescimento de 5,3% frente ao mesmo período de 2024. Os principais responsáveis pela alta foram as empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas de hospedagem. Treze unidades federativas registraram crescimento, com destaque para Santa Catarina (+11,4%), Rio de Janeiro (+9,0%) e São Paulo (+6,1%).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribuiu o desempenho à ampliação dos investimentos em infraestrutura e à melhoria na conectividade aérea, reforçando que os dados refletem os esforços do governo para fortalecer o setor.
A PMS do IBGE é uma ferramenta estratégica para acompanhar o desempenho dos serviços no país e orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo.
Redação