![]() |
Premiações da PATWA ao Brasil foram entregues durante a ITB Berlin 2025, na Alemanha. Crédito: Divulgação MTur |
Durante a ITB Berlim 2025, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, o Brasil foi premiado como "Destino do Ano" pela Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA). Além disso, Celso Sabino, ministro do Turismo, recebeu o título de "Ministro do Turismo do Ano" na categoria "Excelência em Governança".
A PATWA, organização fundada em 1999, tem como missão impulsionar o desenvolvimento da indústria do turismo. Seus prêmios anuais reconhecem governos, organizações e personalidades que se destacam na promoção do setor globalmente.
Representando o ministro Celso Sabino, a chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Janara Braga, destacou a importância dos prêmios. Segundo ela, a conquista reforça o trabalho do governo brasileiro para fortalecer o turismo de forma sustentável, gerando oportunidades econômicas para a população. Janara também ressaltou o papel do ministro Sabino, que recentemente assumiu a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, na busca por uma maior cooperação entre os países sul-americanos e na atração de investimentos para a região.
Os prêmios fazem parte do PATWA International Travel Awards, uma premiação internacional que reconhece destaques do setor turístico com base na avaliação de um conselho especializado.
O reconhecimento ocorre em um momento positivo para o turismo brasileiro. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, o país recebeu 2,8 milhões de turistas internacionais, um número recorde. No ano anterior, mais de 6,7 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, representando um crescimento de 12,3% em relação a 2023. O gasto dos visitantes também atingiu um patamar histórico, superando os valores registrados durante a Copa do Mundo de 2014.
Redação