Foto: Roberto Castro/MTUR |
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão do Turismo visa promover os destinos turísticos brasileiros e fomentar a atividade turística no país. Os visitantes terão a oportunidade de participar de experiências imersivas que destacam a cultura e a natureza dos diferentes destinos, valorizando história, memória, respeito e inclusão social.
O evento, que ocupará uma área de 40 mil m², será organizado em macrorregiões, permitindo que cada unidade federativa apresente seus atrativos turísticos, incluindo cultura, gastronomia, atividades artísticas e diversidade natural. Na área "Vitrine Brasil", dedicada ao artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, o público poderá apreciar produtos nacionais e assistir a grandes espetáculos e exposições.
Debates e troca de experiências também serão destaque no Núcleo de Conhecimento, onde o Ministério do Turismo e seus parceiros promoverão discussões sobre políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo responsável e inclusivo.
O Salão do Turismo promete ser uma excelente oportunidade para promover a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento nos mercados nacional e internacional.
Realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o 8º Salão do Turismo marca a retomada do evento após um hiato de 12 anos. A última edição, em dezembro de 2023, em Brasília, superou as expectativas, reunindo mais de 37 mil pessoas.
Na edição passada, as cinco regiões do Brasil promoveram suas belezas naturais, culturais e históricas, apresentando 758 experiências turísticas. O evento contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, além de representantes do trade turístico, incluindo o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili.
O Salão também ofereceu 14 atividades no Núcleo de Conhecimento e reuniu 27 grupos regionais de música e danças típicas brasileiras, além de shows com artistas renomados.
Redação com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
0 Comentários