Fiscalização conjunta combate transporte turístico clandestino na Paraíba


Uma operação integrada está em curso na Paraíba para combater o transporte turístico irregular e garantir a segurança dos visitantes que chegam ao estado. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) está intensificando as fiscalizações em diversas áreas do estado, visando coibir veículos turísticos não registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. No último fim de semana, as ações se concentraram nos municípios de Conde e Lucena, resultando na fiscalização de 42 veículos, entre ônibus, vans, micro-ônibus, carros particulares e táxis.

Durante as blitzes, foram constatadas algumas irregularidades, como a presença de guias de turismo atuando como condutores, em veículos que não estavam cadastrados no Ministério do Turismo. Também foram identificados buggies com placas particulares, orientados pelos agentes da Semob/Conde a alterar sua categoria para Aluguel, conforme exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, foram observados casos de guias sem crachá visível e táxis realizando transporte turístico sem a devida permissão.

Maria José Belizario, coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, enfatizou que as fiscalizações serão mantidas ao longo do ano, com o objetivo de orientar os profissionais do setor sobre a importância de seguir as regulamentações do Cadastur e do CTB.

Essas operações contam com a colaboração da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), além do apoio das Superintendências Executivas de Mobilidade Urbana (Semob), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), das Guardas Civil Metropolitana e das Secretarias Municipais de Turismo.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressaltou a relevância de assegurar a segurança dos turistas e fortalecer o turismo legal em todo o estado. Por sua vez, Rosália Lucas, secretária Estadual de Turismo, destacou que as fiscalizações visam garantir um ambiente de negócios justo para todos os envolvidos no setor.

Fonte: Redação fabianovidal.com, com  Assessoria de Imprensa da PBTUR
Foto: PBTUR

Postar um comentário

0 Comentários