Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza segundo concerto da Temporada 2022 nesta quarta-feira


O segundo concerto da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica da Paraíba será antecipado da tradicional quinta-feira para esta quarta-feira, dia 13 de abril, devido às atividades de comemoração dos 40 anos de fundação do Espaço Cultural da Paraíba, que começam esta semana. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, o concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com a participação da oboísta Maria Santos como solista.

A entrada é gratuita, no entanto, é preciso retirar o ingresso na bilheteria, a partir das 19h, e apresentar, na entrada, a carteira de vacinação de Covid-19, com o esquema vacinal completo. O limite do público será de acordo com o número de cadeiras da Sala de Concertos, já que o decreto publicado no último dia 7, no Diário Oficial do Estado, permite a realização de eventos culturais com 100% da capacidade do local.

O concerto será aberto com a execução de “Toada”, música de José Siqueira, compositor, maestro e acadêmico paraibano, nascido na cidade de Conceição. Em seguida, a oboísta pernambucana Maria Santos sobre ao palco para participar, como solista, do “Concerto para Oboé e Cordas, em Dó Menor”, do compositor clássico italiano Domênico Cimarosa, e a orquestra encerra a primeira parte da apresentação com “A Festa de Baltazar, Op. 51 (Marcha Oriental, Solitude, Noturno e Dança de Khadra)”, composição do finlandês Jean Sibelius.

Após o intervalo, os músicos vão executar duas músicas do compositor inglês Albert Ketèlby:  “Wedgwood Blue” e “Santuário do Coração – Meditação Religiosa”. E encerrando o concerto, o público vai conferir a “Sinfonia n. 35 em Ré Maior, K.385 – Haffner”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

O maestro Luiz Carlos Durier disse que o repertório foi pensado para agradar a todos. “O público vai apreciar a Toada, de José Siqueira, que abre o concerto, e o Concerto de Cimarosa, que vai ser tocado por uma musicista da OSPB, que está tocando muito bem. Inclusive, esta é a estreia dela como solista, através da Orquestra Sinfônica da Paraíba”, destacou.

“Nós vamos também tocar músicas de Albert Ketèlby, compositor inglês que fez muitas músicas agradáveis e conhecidas do público. Esse trabalho é para fazer as pessoas rememorarem algo que elas já conhecem, que pensavam ser música popular e, no entanto, é música de concerto. E o destaque do concerto eu diria que é a Sinfonia número 35 de Mozart, que a orquestra está, através dos seus ensaios, se aperfeiçoando para tocar isso muito bem e com vigor”, garantiu o maestro.

A oboísta Maria Santos disse ser uma honra fazer parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, onde está desde 2014, e uma imensa satisfação poder solar o “Concerto em Dó menor para Oboé e Orquestra de Cordas”, de Domenico Cimarosa, com arranjo de Arthur Benjamin. “Será uma grande oportunidade para mim como musicista, pois a Orquestra tem um histórico singular e admirável. Grandes solistas já estiveram com a OSPB, então será um privilégio me apresentar como solista também e compartilhar com o público paraibano uma linda e importante obra do repertório para oboé. Sou grata à OSPB e ao maestro Luiz Carlos Durier por essa oportunidade, que marca um importante momento na minha trajetória profissional”, observou.

A solista

Maria Santos é natural de São Caetano (PE) e iniciou seus estudos musicais na Fundação Mozart Vieira aos dez anos de idade. Aos 12 anos, optou pelo instrumento oboé. Cursou o Bacharelado em Música/Oboé na Universidade Federal de Pernambuco e a Licenciatura em Música/Práticas Interpretativas-Oboé na Universidade Federal da Paraíba.

A oboísta integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, de 2008 a 2013. Participou como convidada da Orquestra de Câmara de Pernambuco, Orquestra Jovem de Pernambuco, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Virtuosi, Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, Banda de Música 5 de Agosto da Cidade de João Pessoa, Academia Jovem Concertante, dentre outras.

Tem também participação nas gravações de CDs como “Trilha Sonora do longa-metragem Brasil S/A”; “Mateus Alves - Chamber and Orchestral Music”; “André Mussalem - Chegando no Morro da Minha Cabeça”, e do DVD da “Banda Fulô de Mandacaru”.

Maria Santos foi agraciada com os prêmios “Melhor Interpretação da Obra Comissionada” e “2º lugar - na categoria Oboé”, ambos do I Concurso Nacional de Palhetas Duplas da Associação Brasileira de Palhetas Duplas, realizado em 2017. Foi ainda professora substituta na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de 2018 a 2019, e é professora voluntária de Oboé na Fundação Mozart Vieira.

Atualmente, cursa a pós-graduação-Mestrado em Música/Práticas Interpretativas na UFPB, sob a orientação do professor Ravi Shankar. Compõe o quadro de músicos efetivos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, como Oboé Solista 2, desde 2014. Recentemente foi aprovada, em concurso público de provas e títulos, como Professora de Oboé e Música de Câmara na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier nasceu em João Pessoa. É o regente titular da Orquestra Jovem há 25 anos e, em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Como professor de regência participou das Semanas da Música na UFRN e IF Sertão – PE e como regente da Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Na condição de regente convidado, Durier conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife, Orquestra do Estado do Mato Grosso e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), dentre outras.

Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg, Guilhermo Scarabino e o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência, artistas populares com a OSPB e OSJPB, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione “Marrom”, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Serviço

Orquestra Sinfônica da Paraíba
2º Concerto Oficial da Temporada 2022
Dia: 13 de abril (quarta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Solista: Maria Santos (oboé)
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Fonte/foto: Secom-PB

Postar um comentário

0 Comentários