Chef francês fala sobre a rica e inusitada fusão da gastronomia francesa com a culinária nordestina


François Schmitt, chef do Camarada Camarão, conta segredinhos de preparação e ingredientes do menu mais desejado de João Pessoa

Conhecido com um dos happy hours mais famosos do País, o Camarada Camarão tem uma cozinha especial. A rede é conhecida pelas irresistíveis receitas - todas criadas por François Schmitt, chef francês executivo da rede. Em um cardápio eclético, o restaurante preza pela qualidade dos ingredientes para proporcionar uma experiência única aos clientes. 

Em João Pessoa, o Camarada Camarão fica no Mag Shopping e abre para almoço, jantar e happy hour todos os dias. O restaurante tem cardápio que vai além das variadas versões para o camarão, com espaço para peixes, carnes, frangos, massas, saladas e sobremesas. Tem, ainda, uma carta diversificada de bebidas, com rótulos nacionais e internacionais. 

Para conhecer mais sobre as delícias do local, confira a entrevista com François Schmitt que adotou o Brasil como lar há mais de 20 anos. 

1) Como se dá esse encontro inusitado entre a gastronomia francesa e a culinária nordestina no Camarada Camarão?

Esse encontro se dá de várias maneiras, pois a gastronomia francesa entra com técnicas culinárias apuradas, rigor e precisão nos preparos, além de um alto padrão de exigência na qualidade dos insumos. Já a culinária brasileira, mais especificamente a nordestina, é minha paixão antiga. Trata-se de uma gastronomia rica e de sabores intensos. Admiro e venho estudando há muito tempo. Acho que encontramos o casamento perfeito entre as duas. 

2)  Como foi o processo de montagem o menu Camarada Camarão? Como foi realizar as pesquisas até chegar no cardápio ideal ao gosto dos clientes?

Nosso cardápio é bem eclético, navega pelos sabores de vários continentes sempre valorizando os ingredientes. As pesquisas e testes são realizados em nossa loja “Nave”, no Recife, onde trabalhamos com muito cuidado para criar receitas especiais. Também levamos em conta o feedback dos e clientes e dos nossos colaboradores, afinal são eles os pilares de nosso restaurante 

3) Como é o cliente Camarada, a partir de exigências e gostos? O que ele prima quando escolhe o Camarada?

Nossos clientes são apaixonados por camarão e entendem do assunto. Por isso, temos que estar sempre superando as mais altas expectativas. Como chef executivo da rede, me preocupo com todos os aspectos que levem os nossos clientes a terem uma ótima experiência. Isso vai da cozinha, dos nossos pratos, logicamente, ao ambiente e ao clima de acolhimento que o nosso atendimento proporciona. Tudo é muito bem pensado para proporcionar uma ótima experiência.   

4) Em relação aos ingredientes, o que o Camarada tem de especial e de diferencial em relação aos demais estabelecimentos especializados em frutos do mar?

Não sei bem se é diferencial, mas nos preocupamos muito, muito com os ingredientes. Trabalhamos com insumos de qualidade, sempre frescos. Também tentamos valorizar os produtores locais e isso ajuda em muito em todo o processo. Desde a compra da mercadoria até a mesa do cliente. Além disso, o Camarada tem vários momentos especiais. De segunda a sexta, no almoço e jantar, temos um cardápio especial DUE que oferece mais de 20 opções de pratos num custo benefício imbatível. A partir das 17:00 h temos, diariamente, um happy hour com deliciosos petiscos e chopp zero grau super concorrido. Já no final de semana,  quem brilha é o nosso cardápio principal com os clássicos do Camarada, as moquecas, os gratinados e os grelhados, sempre muito fartos.

Por Kamyla Mesquita - Vivass Comunicação
Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários