João Pessoa completa 436 anos e recebe homenagem da Abrajet Paraíba e do canal Vidarretada


Fundada no ano de 1585 pela Cúpula da Família Real, João Pessoa teve outros vários nomes ao longo de sua história, como  Nossa Senhora das Neves, em 05 de agosto de 1585, em homenagem ao Santo do dia de sua fundação. Suas primeiras edificações surgiram às margens do Rio Sanhauá. Em 29 de outubro de 1585, recebe o nome de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Felipe II da Espanha, quando Portugal ficou sob o domínio espanhol. Frederikstadt (Frederica), em 26 de dezembro de 1634, por ocasião da sua conquista pelos holandeses, em homenagem à Sua Alteza, o Príncipe Orange, Frederico Henrique. Posteriormente foi denominada de Parahyba, a 01 de fevereiro de 1654, após o retorno ao domínio português, recebendo a mesma denominação que teve a capitania, depois a província e por último o Estado. Na década de 1930,  recebeu o nome de João Pessoa, como homenagem ao Presidente do Estado assassinado na cidade  de Recife como consequência de haver negado apoio político ao Dr. Júlio Prestes, candidato oficial à Presidência da República, nas eleições de 1930.

É em João Pessoa que localiza-se a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do continente americano e consequentemente da parte continental do Brasil, situado a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco, onde fica o famoso Farol, construído na era militar e que apresenta formato de um pé de sisal (triangular). Dele se tem a mais bela vista da orla e do oceano Atlântico de toda região. A capital paraibana possui um litoral de aproximadamente 24 quilômetros de extensão, e nove praias: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra de Gramame. João Pessoa faz limite, ao norte, com Cabedelo, que possui atrativos turísticos como o pôr do sol do Jacaré, e ao sul com o Conde, que tem como destaque, as praias de Coqueirinho e Tambaba.

E, para homenagear seus 436 anos, o canal Vidarretada do jornalista abrajeteano José Vieira Neto e a Abrajet Paraíba se uniram para a produção de um vídeo com trilha sonora do cantor e compositor Ton Oliveira, que deu sua autorização para o uso de sua composição "Paraíba Jóia Rara". Participaram do vídeo os jornalistas Abelardo Jurema, Messina Palmeira, Fabiano Vidal, Genésio de Sousa Neto, Ruth Avelino, Gerardo Rabello, Ana Célia Macedo, Teresa Duarte, José Vieira Neto, Romero Rodrigues, Naná Garcez e Rosa Aguiar.  A idealização, produção e execução da homenagem foi do jornalista José Vieira Neto.

Assista ao vídeo:

Da Abrajet Paraíba / Foto: Fabiano Vidal

Fontes: 

Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_do_Seixas)
História de João Pessoa (http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/histor.htm)
Turismo João Pessoa (https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/um-pouco-da-sua-historia/)


Postar um comentário

0 Comentários