Dia Internacional da Cerveja: um brinde à paixão nacional do brasileiro


País oferece destinos com variadas opções da ‘gelada’, que atraem visitantes e impactam positivamente as economias regionais por meio do turismo

Esta sexta-feira (06.08) consagra a celebração mundial de uma das bebidas mais consumidas em todo o planeta e que é símbolo de comemoração e de bons momentos entre amigos. Trata-se do Dia Internacional da Cerveja, produto com os quais os brasileiros têm um verdadeiro ‘caso de amor’ e que motiva a realização de viagens por diversos destinos nacionais conhecidos pela produção de ‘loiras, ruivas e morenas geladas’.

Impossível falar de cerveja e não lembrar, por exemplo, da região de Blumenau, em Santa Catarina. Palco da famosa Oktoberfest - suspensa temporariamente por conta da pandemia de Covid-19 -, a cidade integra um conjunto de 10 municípios repletos de atrações alusivas à bebida, como Brusque e Pomerode. Não à toa, em 2016, o governo catarinense sancionou uma lei que instituiu a Rota Turística e Cultural Cervejeira do Estado.

Outro destaque é a Região Serrana do Rio de Janeiro, que também conta com uma rota própria. Além das belezas naturais e históricas, o circuito dispõe de variadas cervejarias, abrangendo Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, entre outras. O roteiro, uma iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do estado, apoiada pelo Sebrae, inclui pequenos e grandes produtores, além de bares que produzem e servem marcas próprias.

Minas Gerais, é claro, também merece menção dos cervejeiros de plantão. Apesar da fama pela grande oferta de cachaça, o estado abriga inúmeras cervejarias artesanais. As opções incluem, além da capital Belo Horizonte, municípios como Nova Lima, Ribeirão das Neves, Monte Verde e Santana dos Montes, cujos rótulos da bebida colecionam diversas premiações e despertam o interesse dos consumidores.

Palco de fábrica cervejeira desde o início do século passado, Ribeirão Preto (SP) não pode ficar de fora do cardápio. A cidade é berço ainda do surgimento de novas marcas artesanais, que cativam apreciadores desde os anos 1990. Não menos emblemática, Campos do Jordão (SP) é outro destino onde proliferaram cervejarias do tipo e que permite conhecer um pouco mais da cultura alusiva à bebida.

EXPANSÃO - Em 2020, pela primeira vez, todos os estados brasileiros registraram possuir ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre. A informação é do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que apontou uma alta de 14% no número de cadastros em relação a 2019. O documento indica a existência de 1.383 cervejarias, com a inauguração de 204 unidades.

No ano de 2019, foi publicado pelo Ministério da Agricultura um decreto que facilita a padronização, o controle e a produção de cervejas no Brasil, atendendo a demandas do setor produtivo e da sociedade civil. O principal objetivo da medida do governo federal foi o de atualizar as disposições legais sobre a produção da bebida no país, até então defasadas em relação à tecnologia e às regras internacionais a respeito do assunto.

SUPORTE - A oferta de cervejas também é um dos destaques de localidades apoiadas pelo Projeto Experiências do Brasil Rural, como em Santa Catarina, no Espírito Santo e Minas Gerais. Por meio da iniciativa, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o MAPA e a Universidade Federal Fluminense (UFF), roteiros do campo contam com apoio técnico para formatar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. 

DATA - O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi criado por quatro amigos em 2007, na Califórnia (EUA). O surgimento da data teve três motivos: reunir-se com parceiros para saborear a ‘gelada’, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la e exaltar os inúmeros tipos da bebida no mundo. Os idealizadores também sugerem presentear alguém com uma cerveja, além de provar rótulos diferentes dos usuais. 

Por André Martins - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Postar um comentário

0 Comentários