Conselho Municipal discute papel da segurança pública nas áreas de maior fluxo de turistas


A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) promoveu, nesta quarta-feira (25), a quinta reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), desta vez, para discutir o papel da segurança pública no turismo na Capital “Evolução, desempenho e resultados”. De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo – que abriu o encontro ao lado do secretário executivo, Ferdinando Lucena -, João Pessoa é tradicionalmente conhecida como uma cidade tranquila, por isso, nesse sentido, é preciso estar permanentemente trabalhando para que esse status continue sendo um diferencial para atrair mais turistas.

Daniel Rodrigues destacou a parceria com os poderes municipal e estadual em todos os âmbitos da administração pública para melhorar os serviços e o atendimento aos turistas, em especial, nas áreas de maior concentração como na orla e no Centro Histórico. “João Pessoa tem fama de ter um turismo qualitativo, familiar, e não pode perder essa condição”, pontuou o secretário.

Durante a reunião, representantes do trade turístico relataram incidentes isolados na orla e enfatizaram a necessidade de as forças de segurança agirem, utilizando o setor de inteligência como forma de prevenção. O presidente da Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares (Abrasel-PB), Arthur Lira, destacou a importância do tema e afirmou que, pela primeira vez, teve a oportunidade de discutir com os comandos da força de segurança.

Os representantes da força de segurança do Estado e do Município enfatizaram que têm trabalhado incansavelmente para garantir segurança não apenas para os turistas, mas para toda a sociedade paraibana. A Paraíba, como destacou a presidente da PBTur, Ruth Avelino, é um dos poucos estados brasileiros que conta com um Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, com equipes atuando nos pontos de maior fluxo de turistas, a exemplo da orla marítima.

A reunião conta com as presenças do Coronel Júlio César; Major Bruno; Comandante Araújo do Corpo de Bombeiros; delegado André Rabelo; Maysa Ribeiro, da 1ª Superintendência da Polícia Civil; Tarcísio Jardim (vereador), representante da Câmara Municipal de João Pessoa; José William Montenegro, secretário de Planejamento de João Pessoa; Ruth Avelino e Luciano Lapa, presidente e diretor de Marketing da PBTur.

Texto: Fábio Cardoso
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Pedro Ivo

Postar um comentário

0 Comentários